O que engorda mais pão francês ou pão de queijo?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão de queijo é uma opção mais calórica e gordurosa, com 363 kcal e 24,6 g de lipídeos, comparado ao pão francês, com 300 kcal e 3,1 de gorduras. Além disso, o pão francês possui mais fibras: 2,3 g contra 0,6 g.

Tabela nutricional do pão de queijo
De acordo com a tabela nutricional TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), uma porção de 100 g de pão de queijo (seguindo a receita tradicional) fornece os seguintes nutrientes: Valor energético: 331 kcal. Carboidratos: 40,8 g. Proteínas: 8,5 g.

Sim, o pãozinho francês realmente engorda mais se comparado a alguns outros pães disponíveis no mercado, como o integral. O pãozinho francês com 50 g possui cerca de 140 kcal e 80% dessas calorias são derivadas de carboidrato de alto índice glicêmico.

O pão integral é mais saudável que pão branco, porque contém mais fibras e nutrientes. Essa maior quantidade de fibras é muito benéfica e desejável, porque diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, diminuindo o índice glicêmico (IG).

“À vista disso, os pães integrais artesanais, ou seja, de fermentação lenta, são as melhores opções para quem deseja seguir um estilo de vida saudável.

Em termos calóricos, 1 pão de sal = 2,5 até 3 pães de queijo de tamanho tradicional (daqueles que compramos e assamos em casa). Pão de sal tem um histórico maior de refluxo, azia e "prisão de ventre" maior que o pão de queijo.

Café da manhã para emagrecer
Proteínas magras, como peito de peru e queijo branco. Cereais integrais, como aveia e granola sem açúcar.

Mas o alimento não é inimigo de quem busca emagrecer e pode, sim, entrar regularmente na alimentação. Victor Machado, responsável pelos Cardápios para Emagrecer, de VivaBem, explica que o segredo, obviamente, está na moderação —leia comer só um pão por dia em vez de três ou quatro— e na escolha dos recheios.

Existem 135 calorias em 1 unidade (50 g).

O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais.

É claro que sim! O ovo é uma ótima fonte de proteína, enquanto o pão é rico em carboidratos. Juntos, eles são uma ótima opção de pré ou pós-treino, ajudando tanto na recuperação e na construção dos seus músculos quanto na obtenção de energia para pegar pesado na hora de treinar.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.

De acordo com a profissional, o pão pode ser ingerido mesmo em dietas de baixo consumo de carboidratos. "Até porque é uma fonte de energia, principalmente para quem faz atividades físicas", diz.

7 alimentos que estufam a barriga

  1. Feijões e lentilha. O feijão e a lentilha são leguminosas ricas em proteínas, carboidratos, fibras, além de várias vitaminas e minerais. ...
  2. Bebidas com gás. ...
  3. Trigo. ...
  4. Vegetais crucíferos. ...
  5. Cebola. ...
  6. Leite e derivados. ...
  7. Maçã

Uma opção saudável para substituir o pão são as castanhas e oleaginosas. Esse grupo de alimentos fornece energia pois possuem gorduras boas e vitaminas, e ainda são ricas em minerais e antioxidantes. Dessa maneira, elas promovem saciedade, ajudam reduzir as taxas de colesterol ruim e previne doenças como a hipertensão.

Segundo a nutricionista, o melhor é sempre o pão 100% integral. “Hoje em dia essa informação já vem indicada na embalagem, mas é sempre bom ler os ingredientes nas informações nutricionais.

"Muçarela, queijo minas padrão, minas frescal, meia cura, cottage e ricota são boas opções para sanduíches, tapiocas, omeletes ou até mesmo no lugar do iogurte", sugere. Fonte de gordura, proteínas, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, os queijos são aliados da boa alimentação.

Dia do Pão de Queijo e consumo consciente
"Se você decidir incluir o pão de queijo ocasionalmente em sua dieta como lanche, é importante controlar o tamanho da porção. Uma porção adequada seria uma porção pequena em torno de uma ou duas unidades e dependendo do tamanho.