Porque o pai do filho pródigo não foi atrás dele?

Perguntado por: rpaiva5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O pai da parábola não estava preocupado com o gasto da herança que ele havia juntado com tanto esforço, ele precisava que seu filho passasse por essa lição para que crescesse como um homem. Ele teve a paciência de esperar que seu filho passasse por isso e se arrependesse dos seus atos.

Deus é nosso pai. Quando pecamos, somos como o filho pródigo, abandonando nosso pai para desperdiçar nossa vida. O pecado destrói a vida e acaba com as bênçãos que Deus nos dá. O filho pródigo voltando para casa representa quem se arrepende de seus pecados, pedindo perdão a Deus.

Em seu retorno, o pai trata-o com uma generosidade muito maior do que ele teria o direito de esperar. O filho mais velho, ao contrário, parece pensar em termos de "direito, mérito e recompensa" ao invés de "amor e benevolência". Ele pode representar os fariseus que estavam criticando Jesus.

As palavras dos profetas e apóstolos e o amor de sua família fizeram com que ela retornasse e começasse a caminhar de volta para casa. Depois de 15 anos, a filha e irmã que estava perdida foi encontrada.

Sermão: 'Os 7 Erros do Filho Pródigo' PDF

  • ERRO: – O DINHEIRO É A FONTE DA FELICIDADE.
  • ERRO: – DESONRA AO SEU PAI.
  • 3º: – ERRO DE PRIORIDADE.
  • ERRO: DESPERDÍCIO.
  • ERRO: – FALTA DE PREVISÃO.
  • ERRO: – FALTA DE PREPARO.
  • ERRO: – CONFIAR NAS PESSOAS ERRADAS.

A Mãe do filho prodigo é a Igreja. A Igreja edificada sobre a pedra, a Igreja de Jesus Cristo, a Igreja Santa que não se cansa de acolher seus filhos e filhas. Que pela força do Santo Espírito possamos nos abrir cada vez mais a tudo o que Deus quer realizar em nós!

O anel representava autoridade. Tinha os símbolos da família e tanto os reis, como os grandes comerciantes, assinavam seus documentos carimbando-os com seu anel em qualquer documento oficial.

O filho mais velho se indignou e não queria entrar. Saindo, porém, o pai, procurava convencê-lo a entrar” (v. 28). Olhando para a proporcionalidade da obra de Rembrandt, fica agora mais fácil perceber que a volta do filho nào está no centro da tela.

O pai também disse que era certo comemorar, pois estava feliz porque seu filho mais novo havia-se arrependido e voltado para casa. Jesus contou essas três parábolas aos fariseus porque queria que eles soubessem o quanto o Pai Celestial ama cada um de nós. Ele ama as pessoas que Lhe obedecem.

A bolota é muito utilizada na alimentação animal, particularmente para suínos em regime de pastoreio. Os porcos criados no Alentejo, alimentam-se de bolotas que dão à sua carne um sabor especial. Esses porcos, de tamanho pequeno e cor preta são chamados de porco preto ou ibérico.

Resposta. Resposta: pai: deu parte de suas terras para o filho mais novo e logo depois que o filho retorna para a sua casa ele faz uma grande festa pois o seu filho estava perdido e retornou estava vivo e reviveu.

O filho pródigo também foi direcionado pela urgência, o que o fez não pensar direito e gastar toda a sua herança. Ele também teve que aprender a mudar rápido, devido a sua urgência em não mais passar fome.

Assim como aquele irmão mais velho, nós cristãos, podemos cometer três erros muito graves: 1o – Ignorar a prática do perdão ensinada por Jesus. 2o – Murmurar contra Deus, como fez o povo no deserto liderado por Moisés. 3o – Permitir que a vaidade nos impeça de enxergar os nossos erros.

Como Jacó, Israel deixa seu Pai e, posteriormente, vai para uma terra estrangeira apenas para voltar para casa mais tarde, onde é acolhido pelo seu Pai. Assim, a história do pródigo foi a história de Israel.

PARTES MARCANTES DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
Outra coisa que torna essa história inesquecível é a compaixão demonstrada na reação do pai quando o filho perdido retorna. A alegria do pai estava então, repleta de terna compaixão.

Significado de Pródigo
substantivo masculino Aquele que esbanja, gasta mais do que possui ou necessita. [Por Extensão] Quem, como na parábola do Evangelho, volta à casa dos pais depois de muito tempo e de ter levado uma vida desregrada: o filho pródigo a casa volta!

Conversation. A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo. Existe diferença entre se perder e ir embora por conta própria.

Entre os hebreus, o anel era usado no dedo indicador da mão direita, talvez porque a sua tradição considerava esse dedo mágico e poderoso, capaz de fazer o bem e o mal. Na tradição dos hebreus é referido um anel mágico usado pelo rei Salomão para dominar o demónio e fazê-lo trabalhar na construção do seu templo.

Primogénitos sentem-se mais reconhecidos pelos pais
Segundo os especialistas, isto pode ser explicado pelo facto de os pais viverem certas emoções positivas com o filho mais velho que, naturalmente, proporciona mais “primeiras vezes” aos pais.