Porque o pai de Zé Leôncio vira sucuri?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Em uma das cenas iniciais da novela, foi usada uma cobra verdadeira, de 4 metros e 40 quilos, com a supervisão da médica veterinária Ellen Eguchi. Na ocasião, o ator Erom Cordeiro participou das sequências, contando que o animal se chama Bonita e é uma sucuri-verde.

Mais sobre o assunto
Ele negará e afirmará que o intuito foi sempre protegê-la de todo mal, independente se Maria Marruá (Juliana Paes) a abandonasse ou não.

O Velho do Rio, vale lembrar, é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no guardião místico do bioma, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase do remake de Bruno Luperi. Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto. As cenas do velório do protagonista já foram gravadas pela Globo. Sendo assim, o autor Bruno Luperi não vai modificar o final do peão.

Nesse reencontro emocionante, na beira do rio, o Velho esclarece por que nunca apareceu para o filho e surpreende: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", concorda o fazendeiro, ouvindo do pai que a fé era fundamental.

O quebrar ossos é uma consequência. Na verdade, ela vai fazendo uma constrição. Enquanto ela sente movimentação respiratória e batimento ela continua apertando”. Ainda em contexto de Pantanal, é comum que sucuris também submerjam suas presas.

Apesar da vingança ser de Alcides (Juliano Cazarré), foi uma sucuri a responsável por dar fim ao vilão da novela das nove da Globo ao arrastá-lo para o lado. Disfarce favorito do Velho do Rio (Osmar Prado), a cena deixou como dúvida se foi ou não a entidade que matou o crápula.

Mesmo assim, não há casos registrados de sucuris que tenham engolido seres humanos.

José Leôncio morre e se torna o novo protetor da natureza
Durante a conversa dos dois, o boiadeiro descobre que o velho Joventino (Irandhir Santos), morreu picado por uma cobra e reencarnou na entidade, se tornando protetor da natureza. Agora, é a vez de passar o bastão para o filho e descansar.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo. O Velho do Rio aparece para José Leôncio apenas no último capítulo de Pantanal.

Legenda: Osmar Prado segura Bonita na mão durante o intervalo das gravações da novela. Foto: TV Globo/Reprodução.

Ela mede 4 metros e se chama “Bonita”, além de levar o título de maior cobra manejável da espécie no Brasil. Hanna Caroliny, conhecida como a Princesa das Serpentes no YouTube e nas redes sociais, encontrou a sucuri e fez imagens incríveis.