Porque o padre veste roxo?

Perguntado por: rinfante5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos). Tradicionalmente, possui 33 botões de alto a baixo, representando a idade de Cristo, cinco botões em cada punho, representando as cinco chagas de Cristo.

A veste verde que o Sacerdote utiliza é a mais utilizada. Como símbolo da esperança, os Sacerdotes a usam em domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. A representação do fogo do amor, da caridade e do martírio, o vermelho lembra o fogo do Espírito Santo e, por isso, é a cor de Pentecostes.

O padre Tenório (Jayme Matarazzo) perceberá que também ama a jovem e largará a batina para ficar com ela. Nos próximos capítulos, os dois ficarão ainda mais próximos por conta de um resgate arriscado que farão na novela das seis da Globo.

Artigos Religiosos - Paramentos de R$500,00 até R$1.000,00 Casula – livrariavozes.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.

Trata-se da cor da magia e da transformação. Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.

São quatro velas, nas cores roxa, vermelha, rosa e branca. A cor roxa é a cor do Advento, uma cor que não é para tristeza, mas nos chama à interiorização, reflexão e oração.

O barrete demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado. Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

O preto, símbolo da morte e da renúncia, foi adotado por muitos. No século XI, quando o papa Gregório VII (1020-1085) passou a exigir seu uso, a batina preta já era o traje habitual dos padres. Na ocasião, o papa regulamentou o emprego de cores segundo a hierarquia do clero.

O preto pode ser usado, onde for o costume, nas Missas pelos mortos. Denota um símbolo de luto, significando a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro.

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.

O vermelho, por sua vez, simboliza o amor e o sacrifício. “É utilizada nas festividades de Pentecostes, que é o derramamento do Espírito Santo, da Sexta-feira da Paixão e dos santos mártires, e também no Domingo de Ramos e nas festas dos apóstolos e evangelistas”, afirma Pe. Marcelino.

A alva ou túnica alude, portanto, a brancura que o sangue de Cristo nos deixa depois da purificação que ele realiza em nós. Ela é utilizada pelos ministros ordenados (bispos, presbíteros e diáconos) e também pelos ministros instituídos (acólitos e leitores).

Os caminhos do padre Paulo Müller, 85 anos, foram traçados com um propósito de Deus, garante o religioso. Isso porque, antes da batina, ele serviu ao Exército, foi casado e teve quatro filhos. Viuvou, 33 anos atrás, e por tal condição foi autorizado pelo Vaticano a retomar os estudos necessários para sua ordenação.

No Brasil, segundo a entidade, existem cerca de 7.000 padres casados. Se houvesse uma posição favorável do papa a esse ponto, eles poderiam considerá-lo um passo a favor na luta para voltarem a ser reconhecidos na Igreja.

O padre que decide deixar de exercer o sacerdócio deve solicitar sua desvinculação no Tribunal Diocesano, com desdobramento em Roma. Em seguida, é obrigado pelo Vaticano a assinar uma carta de desligamento. A última etapa é o certificado de dispensa emitido pelo Papa, que permite que ele se case.

A túnica possui gola fechada e na frente duas pregas, já a alva pussui gola aberta, geralmente de formato quadrado e possui quatro ou mais pregas na frente. A túnica ou a alva, podem ser ornadas com bordados e símbolos sagrados, nas barra inferior ou nos punhos.

A Capa de Asperge é utilizada pelo sacerdote e em alguns casos pelos diáconos em algumas celebrações. Sacramentos: Em Batismo, Confirmação, Penitência, na Unção dos Enfermos e Matrimônio fora da Missa, quando se celebra de forma mais solene.

O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência.

Roxo é um nome genérico utilizado para indicar qualquer tonalidade existente entre o vermelho e o azul, como, por exemplo, o lilás e o púrpura. O violeta, ao contrário do que se pensa, é uma cor própria, mas o senso comum o associa ao roxo. O nome roxo vem do latim russeus, que significa vermelho escuro .

Continuar lendo Porque o padre usa roxo?