Porque o padre usa um chapéu?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Na Igreja Católica, o solidéu foi adotado inicialmente por razões práticas — manter a parte tonsurada da cabeça aquecida em igrejas frias ou úmidas —, acabando por sobreviver como item tradicional do vestuário clerical com o significado de pertença total a Deus.

Solidéu - Pequeno barrete de lã ou de seda, em forma de calota, com que os eclesiásticos cobrem a tonsura (corte circular de cabelo na parte posterior e mais alta da cabeça, utilizado por clérigos) ou pouco mais. É usado também pelos judeus (em certas ocasiões, como na sinagoga), mas recebe um nome específico (quipá).

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos. Mulheres devem usar, idealmente, vestidos longos, que cubram os joelhos, e não exponham decote. Homens, roupa social.

Resposta Correta: Estola
A estola é comum a todos os ministros ordenados. Com a diferença de que os sacerdotes a colocam à volta do pescoço, caindo as suas pontas em paralelo sobre os dois ombros, sobre a *túnica e debaixo da casula, e os diáconos usam-na cruzada, «em bandoleira», do ombro esquerdo para a direita.

A batina é toda preta, com colarinho branco: o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos.

O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina - sendo o homem o responsável pela defesa da tribo ou do clã, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam ...

O direito de usar a mitra pertence somente ao papa, aos cardeais, aos bispos e abades.

Quem usa mitra é quem tem o sacramento da ordem no terceiro grau. Os bispos são aqueles que têm o poder de governar. O bispo em seu governo está revestido com a mitra, que é um capacete, que significa plenitude do Espírito Santo”, explicou.

O pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida.

Significado de Báculo
substantivo masculino [Religião] Cajado episcopal, com a ponta em forma de arco, usado por bispos ou outras denominações católicas.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

O quipá, um pequeno chapéu usado pelos judeus, é um dos símbolos do Judaísmo e é usado como sinal de respeito e de reverência a Deus.

Não use vestuário que possa chamar a atenção ou provocar escândalo (decote, minissaia e shorts). NÃO ENTRE NA IGREJA SEM SAUDAR O SENHOR.

Ir à Missa não é a mesma coisa que ir à praia ou então a uma festa. O espaço é social, onde a comunidade se encontra e celebra junto a partilha. Por isso mesmo não é conveniente usar bonés, chinelos, roupas decotadas ou com muito brilho.

Roupas chamativas
Peças muito chamativas também são exemplos de peças para não usar na missa. O motivo é simples: na hora da celebração, toda a atenção e esforços devem ser apontados para Nosso Senhor e para o altar. Ou seja, não faz sentido roupas e adereços tirarem o foco e o sentido real da confraternização de fé.

Beija-se o Altar, porque Ele é Cristo, lugar onde Deus mesmo se oferece a nós. Beija-se a Mesa do Banquete, porque é nela que o vínculo entre o Pai e o Filho transborda nos alcança e nos envolve.

“É biscoito ou hóstia”, postou outro seguidor.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

É um barrete de modelo simplificado, semelhante à quipá que os judeus usam. Os bispos o usam durante quase toda a celebração da missa, retirando-o a partir da oração eucarística, em sinal de respeito. Usada por todos os bispos durante a missa – inclusive o bispo de Roma, o Papa – e pelos abades.