Porque o padre usa roupa vermelha?

Perguntado por: ivilela5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo.

Nas celebrações especiais, os cardeais usam a batina vermelha e, por cima, um roquete branco rendado.

Cor vermelha
Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

Durante as missas você já deve ter observado que as cores das vestimentas dos padres varia ao longo do ano. Segundo Pe. Marcelino isto não é algo aleatório. “As cores da casula, peça de roupa que vai em cima da túnica branca, representam a cor do tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando”, diz.

A batina é toda preta, com colarinho branco: o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos. O Papa veste batina inteiramente branca.

Só é mantida hoje por padres tradicionalistas. A batina é uma roupa eclesiástica, usam-na os seminaristas, diáconos, padres, bispos, cardeais e o Papa.

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.

A Estola é uma faixa de pano que o sacerdote usa sobre os ombros e sob a casula e é um ornamento litúrgico esencial, porque...

A cor da faixa varia segundo o grau na hierarquia católica: preta para Seminaristas, Diáconos e Padres; violácea para padres com título de Monsenhor, Bispos e Arcebispos; vermelha para cardeal e branca para o Papa.

Isto se nota também nas cores dos paramentos sagrados, as quais variam de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações de Nosso Senhor, da Virgem Maria ou dos Santos. Basicamente, são quatro as cores litúrgicas: BRANCO, VERMELHO, VERDE E ROXO.

Casula: É o traje usado pelo sacerdote durante as ações sagradas, usadas geralmente nas Missas, Domingos, solenidades e festas. É usada sobre a túnica e a estola.

A túnica tinha uma grande representatividade, ou seja, não era apenas um presente. Ela significava o destaque e o valor do primogênito. Não se fazia, naquele tempo, uma roupa tão elaborada e tão colorida.

Por isso, indica que o padre deve usar o hábito talar ou um hábito eclesiástico decoroso, que o distinga dos leigos, segundo as normas das conferências episcopais e os legítimos costumes locais. Não podem ser considerados legítimos os costumes que se opõem às indicações anteriores.

Assim, o vermelho é a cor do sangue derramado, mas ao remeter para a Paixão de Cristo adquire um simbolismo de morte redentora que, como posteriormente é dito, evoca a caridade de Cristo devido ao seu sacrifício para a salvação da humanidade. 4 Ibidem, pp. 208-224.

No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.