Porque o padre usa barrete preto?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

Significado de Barrete
Espécie de gorro preto, de três ou quatro pontas, usado pelos padres. Touca, gorro; solidéu.

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Estolas. Estolas. A Estola é uma faixa de pano que o sacerdote usa sobre os ombros e sob a casula e é um ornamento litúrgico esencial, porque...

mitra | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Isso porque vem dos tempos apostólicos o ensinamento de que os homens têm o dever de orar com a cabeça descoberta (enquanto as mulheres, conforme São Paulo mesmo orientou, deveriam orar com a cabeça coberta – mas essa tradição milenar se diluiu nas últimas décadas, sem mais nem menos).

A função do cajado dos pastores tem óbvias ressonâncias na função actual do bispo: atrair e orientar as ovelhas e atacar e ferir o lobo. Por outras palavras: orientar espiritualmente os fiéis e guardá-los dos perigos. Estas duas funções estão representadas no báculo.

Quem usa mitra é quem tem o sacramento da ordem no terceiro grau. Os bispos são aqueles que têm o poder de governar. O bispo em seu governo está revestido com a mitra, que é um capacete, que significa plenitude do Espírito Santo”, explicou.

Barrete ou retículo, é uma parte da anatomia do sistema digestório dos ruminantes que é responsável pela secreção de uma enzima que auxilia na remastigação do alimento.

Usa-se também juntamente com a batina o Solidéu - um pequeno recorte ovado de seda, ou o Saturno (capelo) - chapéu de padre, ou ainda o barrete, tudo nas cores específicas do grau correspondente.

Símbolo de liberdade, o barrete frígio era usado pelos escravos libertos na Grécia e em Roma. Um gorro desse tipo era utlizado também pelos marinheiros e condenados das galés do Mediterrâneo e teria sido copiado pelos revolucionários vindos do sul.

O clérgima, ou colarinho clerical, é uma gola branca que envolve o pescoço e geralmente é fechada na parte de trás, formando um quadrado na frente. É uma invenção moderna criada em 1827 na Escócia (século XIX). O responsável por essa invenção foi Donald McLeod, um reverendo presbiteriano.

O vermelho, por sua vez, simboliza o amor e o sacrifício. “É utilizada nas festividades de Pentecostes, que é o derramamento do Espírito Santo, da Sexta-feira da Paixão e dos santos mártires, e também no Domingo de Ramos e nas festas dos apóstolos e evangelistas”, afirma Pe. Marcelino.

O Pálio, usado pelo Papa e pelos arcebispos, consiste em uma faixa em formato de “Y” feita de lã branca que é colocada sobre os ombros deles. Essa insígnia representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida.

O preto, símbolo da morte e da renúncia, foi adotado por muitos. No século XI, quando o papa Gregório VII (1020-1085) passou a exigir seu uso, a batina preta já era o traje habitual dos padres. Na ocasião, o papa regulamentou o emprego de cores segundo a hierarquia do clero.

A BATINA é um SACRAMENTAL
Sua cor negra é sinal de luto. O Padre morreu para o mundo, porque tudo o que é mundano não lhe atrai mais.

E cada cor, peça ou bordado de roupa do clero não é à toa: conta a história da religião. Por baixo de tudo estão (não é o que você está pensando) a batina ou as roupas comuns. Ela é preta (que significa a morte para o mundo), tem 33 botões (a idade de Cristo) e 5 abotoaduras (as chagas de Jesus).

Bispo - é o responsável, com o papa, pela administração de uma diocese (reunião de paróquias). Considerado sucessor dos apóstolos. Padre - é responsável por uma paróquia e os serviços sacerdotais. Pode exercer a missão secular (fixo em sua diocese) ou ser um missionário.

1. Cobertura da cabeça, alta e pontiaguda, entre os persas, egípcios, árabes, etc. 2. [ Religião ] Barrete de forma cónica , fendido na parte superior, e que em certas solenidades é usado por bispos, arcebispos e cardeais.

O Pontífice tem utilizado a cadeira de rodas devido a uma inflamação em seu joelho direito. As dores estão causando problemas de mobilidade no Papa. Por esse motivo, inclusive, alguns de seus compromissos chegaram a ser desmarcados, para que ele pudesse descansar e se recuperar.

Continuar lendo Quem usa barrete preto?