Porque o padre usa a cor rosa?

Perguntado por: lourique7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima. A igreja introduz essa expressão de alegria na liturgia do quarto domingo da Quaresma para encorajar seus filhos a perseverar fervorosamente até o final deste santo tempo.

Em um domingo do Advento e da Quaresma, os sacerdotes católicos têm a opção de vestir uma casula rosa. É possível que o padre, se escolher esta cor, faça algum comentário sobre seu significado antes de começar a missa.

A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias. Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo.

Durante o terceiro Domingo do Advento (Gaudete) e no quarto Domingo da Quaresma (Laetare), usa-se a cor rosa para simbolizar a alegria em tempo de penitência.

A cor da faixa varia segundo o grau na hierarquia católica: preta para seminaristas, diáconos e padres; violácea para padres com título de Monsenhor, bispos e arcebispos; vermelha para cardeal e branca para o Papa.

Durante as missas você já deve ter observado que as cores das vestimentas dos padres varia ao longo do ano. Segundo Pe. Marcelino isto não é algo aleatório. “As cores da casula, peça de roupa que vai em cima da túnica branca, representam a cor do tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando”, diz.

A cor VERMELHA: É sempre sinal do Martírio. Por isso a Liturgia prevê que as celebrações do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor, Santos Mártires sejam celebradas de vermelho. Também é sinal do fogo do Espírito Santo, e por isso também é usada a celebração de Pentecostes e nas celebrações do Sacramento da Crisma.

As batinas devem conter geralmente 33 botões de cima abaixo, representando a idade de Cristo, e cinco botões nos punhos, que representam as cinco chagas de Cristo.

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.

Cores das vestes litúrgicas católicas

  • branco (Páscoa)
  • verde (Tempo Comum)
  • vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes)
  • violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

"A regra geralmente aceita é que rosa é para os meninos, e azul para as meninas. O motivo é que o rosa, sendo uma cor mais decidida e forte, é mais apropriado para meninos. Enquanto o azul, que é mais delicado e gracioso, é mais bonito para a menina."

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Neste rito, usa-se paramentos na cor vermelha, cor que nos remete às “línguas de fogo” (presença do Espírito Santo em Pentecostes). A matéria sacramental é o óleo do Crisma (consagrado na quinta-feira Santa na igreja Catedral pelo bispo e padres).

Internacional lança camisa rosa por campanha de prevenção ao câncer de mama. O rosa, cor eleita como o símbolo das campanhas de prevenção contra o câncer de mama e presente em diversas ações ao longo do mês de outubro, chega agora ao Beira-Rio.