Porque o ovo fica em pé na Linha do Equador?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

"Isso não tem explicação física. É apenas uma probabilidade", disse. Ele contou que não existe uma lei que justifique o equilíbrio do ovo, e que fazê-lo ficar em pé é uma questão de tentativas. O físico do Planetário Móvel Maywaka, Cassio Renato dos Santos, afirma que o fenômeno não passa de uma lenda.

Nas áreas equatoriais, ou seja, todas as regiões que se localizam próximas à Linha do Equador, a Terra recebe com maior intensidade os raios solares durante todo o ano, o que faz com que tais áreas apresentem climas com temperaturas maiores em relação a outras regiões.

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

Macapá

Macapá: a capital do meio do mundo faz 260 anos.

Pichincha

A Metade do Mundo fica na cidade de Pichincha, a 26 km do Centro Histórico de Quito. Há quem visite o local por excursão, mas não é necessário, pois é muito simples e fácil chegar por transporte público.

Jean Gabriel Villin

A proposta foi aprovada pelo governo e construída pelo artista francês Jean Gabriel Villin, e assim se construiu o atual monumento hexagonal que demarca a centralização da Cidade de São Paulo nos dias atuais.

O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.

O marco original encontra-se em Porto Seguro, na Bahia, onde desembarcou Pedro Álvares Cabral. Feita em granito, como o original, possui, na parte superior fronteira, uma cruz de Malta e tem 1,60 m de altura.

Essa divergência de sentido, decorrente da ação da força de Coriolis - e que se manifesta em grandes massas de ar – não vai aparecer em uma experiência ao ar livre realizada em pequenos volumes de água no interior de uma pia com o ralo aberto, ou de uma bacia furada.

Macapá é a

Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.

A ideia de que a água escorre por um ralo em uma direção diferente no Hemisfério Sul é um pouco estranha, mas na verdade é baseada em um princípio científico conhecido como efeito Coriolis.

Eratóstenes

No século 3 a.C., o matemático grego Eratóstenes mediu a circunferência da Terra e dividiu o mundo em um sistema de retas paralelas. Mas a “Linha do Equador” da época passava pela ilha de Rodes, já que o mundo conhecido de então era bem pequeno.

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

Distância entre o Equador e as principais cidades

A cidade mais próxima de EquadorJoão Pessoa: 206 km
A cidade mais longe de EquadorPorto Alegre: 2984 km

República de Nauru

Apenas um único país do mundo não possui uma capital de facto, a República de Nauru, um microestado que fica na Oceania: a sede do governo se localiza em Meneng e o parlamento fica na maior cidade do país, Yaren. Segundo os países, as capitais podem existir em diferentes níveis ou hierarquias.

A peculiaridade de possuir múltiplas capitais pode ser observada em outros países do mundo, como Bolívia e República Tcheca. Entretanto, a África do Sul é o único país do mundo que tem três capitais. Isso significa que, em vez de concentrar todas as partes do governo em uma só cidade, ele é dividido em três.

Quito

Para a entrada no Equador com carros, motos, motorhomes, caminhonetes e outros veículos automotores, o viajante deve obter a Declaración Juramentada de Turista. Com ela, o turista poderá circular temporariamente dentro do território equatoriano com seu veículo.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

A mudança do piso também ocorreu, e hoje o Marco Zero está localizado no interior de uma rosa dos ventos gigante, com 10 metros de raio, obra de Cícero Dias, transformando o local em um símbolo do ponto inicial das estradas do Estado de Pernambuco e conferindo um novo valor à região.

A praça tem o nome original de Praça Barão do Rio Branco, todavia ficou conhecida como Praça do Marco Zero pelo fato de que nela encontra-se o quilometro zero das estradas de Pernambuco. É formada por um marco de cor vermelha doado pelo Clube do Automóvel.