Porque o ovo estoura quando está cozinhando?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os ovos racham quando os gases no interior ficam quentes e se expandem. Sob determinada pressão, esses gases acabam estragando as cascas para escapar. Deixe os produtos ficarem em temperatura ambiente para evitar que isso aconteça. Ponha os ovos sob a água quente da torneira por alguns minutos para acelerar o processo.

Dica para não rachar e vazar: Sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. O mais importante é que a gema fique dura.

Dica antiga, colcar vinagre na água de cozimento do ovo quando ele está rachado ou rachando previne que a clara se espalhe pela panela e estrague o ovo cozido perfeito.

Por último, um truque fácil para saber se seus ovos estão cozidos é colocá-los numa superfície plana, como numa bancada, e faça ele girar. Se o ovo estiver cru, ele não vai rodopiar tanto quanto o ovo que está cozido. Quando ele está cozido, ele continuará girando sem parar e estará no ponto certo!

Cozido no ponto
Maluquices à parte, This descobriu que a temperatura ideal para cozinhar um ovo de modo que a clara fique cozida e a gema mole e suave é 55 graus C, durante uma hora. Outros chefs pelo mundo têm adotado esta técnica para obter o “ovo perfeito”.

O ovo ao ser mais denso que a água, afunda-se nela, descendo até encontrar a camada de água salgada. Como o ovo é menos denso que a água salgada, não se afunda nesta camada e fica no meio do copo (interface das duas fases líquidas).

O ingrediente ácido, geralmente o vinagre ou o suco de limão, acelera o cozimento das proteínas e deixa o sabor do alimento mais intenso.

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.

Um ovo quebrado com as membranas internas expostas não deve ser consumido. Ao ficar quebrado no local de venda, o alimento está exposto a inúmeros fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

12 minutos

Para o ovo cozido, o ideal é que o tempo de cozimento esteja entre 7 e 12 minutos, que é o necessário para deixar a gema dura e totalmente livre de microrganismos. Passando desse tempo, o calor causa a perda de nutrientes, como da vitamina B12, e oxidação dos carotenoides, como a luteína e a zeaxantina.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Ovo cozido: benefícios para o organismo
"O ovo cozido é rico em colina, que é bom para a memória; e zinco, que afeta o sistema imune. É uma excelente fonte de proteína, ajuda a retardar o envelhecimento, é boa para o sistema imunológico e sustenta o corpo", explica a nutricionista.

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Em condições saudáveis de reprodução e postura o conteúdo dos ovos geralmente é isento de microrganismos. Entretanto, o interior e a casca dos ovos podem ser contaminados por diferentes sorovares de Salmonella spp.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Quando você coloca os ovos para cozinhar e percebe que a casca está rachando e a clara vazando, não se desespere, pois uma boa dose de vinagre vai impedir o vazamento. Basicamente a acidez do vinagre faz com que a clara do ovo comece a coagular e vá se firmando, dessa forma o cozimento termina sem mais problemas.