Porque o ouro não é renovável?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

recursos naturais não renováveis: aqui, estão aqueles que demoram milhares de anos para se renovarem ou, até mesmo, as fontes que não têm capacidade de renovação. Ou seja, quanto mais o homem extrai, menores ficam as reservas. Fazem parte dessa espécie de recurso o petróleo, o alumínio, o ouro, o ferro etc.

Recursos metálicos são aqueles que apresentam características como condutividade elétrica e calorífica. São exemplos o ferro, o alumínio e o ouro.

São exemplos de fontes não renováveis os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e as fontes nucleares, como o urânio e o plutônio. As fontes não renováveis são versáteis e apresentam elevada produtividade, sendo essas suas principais vantagens.

recursos naturais não renováveis: aqui, estão aqueles que demoram milhares de anos para se renovarem ou, até mesmo, as fontes que não têm capacidade de renovação. Ou seja, quanto mais o homem extrai, menores ficam as reservas. Fazem parte dessa espécie de recurso o petróleo, o alumínio, o ouro, o ferro etc.

O gás natural é um combustível fóssil não renovável, ou seja, ele irá se esgotar na natureza.

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural.

Recursos naturais

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

A energia não renovável (ou energia suja) são aquelas produzidas a partir de fontes de energia que se esgotam na natureza e, portanto, causam diversos impactos ambientais. Essa energia de origem orgânica (de origem vegetal ou animal) é limitada e demora milhões de anos para se formarem na natureza.

O ouro ocorre na natureza, mais vulgarmente, na forma nativa (sob a forma de metal). É um metal de cor brilhante (ver figura 1), bastante resistente à oxidação e, portanto, menos suscetível à corrosão. É macio e flexível, mas extremamente resistente e denso (d=19,3 g/cm3).

O ouro é um dos poucos metais que podem ser encontrados na natureza em sua forma nativa (lembre-se que é quimicamente inerte), com um teor médio de 85–95% em ouro e o resto em prata. Contudo, também pode ocorrer em outros 19 minerais, embora a maioria seja rara ou raríssima.

Fontes de energia não renováveis
As fontes de energia que pertencem a este grupo são finitas ou esgotáveis. Para a maioria delas, a reposição na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão.

Fontes de energia não renováveis: são aquelas formadas por recursos esgotáveis, ou seja, que demoram para se recompor na natureza. São exemplos desses recursos o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

Quando a exploração, ou consumo, de um recurso natural renovável é feita em um ritmo superior à sua capacidade natural de recuperação, ou seja, acima da capacidade de ter seus estoques naturalmente renovados ou repostos na natureza, esse recurso adquire a condição de exaurível ou esgotável.

Sim, o etanol é um biocombustível, um tipo de energia renovável. Dizemos que algo é renovável quando sua fonte é inesgotável ou pode ser regenerada, como é o caso das plantações de cana-de-açúcar. Com o tratamento adequado do solo, matérias-primas vegetais – como a cana, o milho, a beterraba, a mandioca, a batata etc.

Um recurso natural será considerado renovável se o fluxo de entrada for grande o suficiente para ser perceptível na escala temporal da economia humana. Isso é possível apenas com uma alta taxa natural de regeneração.

O solo é um recurso natural não-renovável que, devido à forte urbanização da sociedade, crescimento da população e do padrão de consumo-mercado, está sendo exigido acima da capacidade de recomposição.

Areia, gás hélio e outros 4 recursos que talvez você não saiba que estão acabando

  1. Espaço em órbita. Desde 2019, há cerca de 500 mil objetos em órbita ao redor da Terra. ...
  2. Areia. Estamos usando areia mais rápido do que a natureza pode renovar. ...
  3. Gás hélio. ...
  4. Bananas. ...
  5. Terra agricultável. ...
  6. Fósforo.

Água, a fonte da vida
A agricultura é responsável por 70% da água consumida no mundo. Até 2050, prevê-se que dois terços da população mundial sofram com escassez de água, o que afetará todos os aspectos da vida das pessoas.

Os combustíveis fósseis são excelentes exemplos de recursos naturais não renováveis, uma vez que se tratam de reservas limitadas, que precisam de muito cuidado e responsabilidade ao serem extraídas. O petróleo, o gás natural e o carvão são os principais exemplos dos combustíveis fósseis.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.