Porque o ouro fica vermelho?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

mas por que o ouro fica vermelho? Assim como a prata e as semi joias, o ouro pode sofrer alterações na cor e no brilho por conta da oxidação, quando entra em contato com o ar, a luz e a umidade.

Um exemplo claro de oxidação em metais nobres como o ouro abaixo de 9k é o escurecimento que apresentam quando estão expostos a água ou ar por um longo período de tempo, que faz com que as Jóias absorvam a umidade corroendo a superfície causando o escurecimento.

Os metais em geral costumam escurecer devido a uma reação química bem comum, chamada oxidação. O ouro é considerado um metal nobre justamente por ser mais resistente à oxidação, mas mesmo o rei dos metais pode oxidar com o passar do tempo.

Existem também os raros ouro vermelho, ouro verde, ouro azul ou ouro negro.

A bela e distinta cor do ouro rose é criada pela mistura do ouro puro (naturalmente dourado) a uma liga de prata e cobre. Mas o principal responsável pela coloração é o elemento cobre, que em determinadas dosagens possibilita variações de tonalidade do ouro, que vão do vermelho intenso ao rosa mais suave.

Limpe bem a joia de ouro com uma flanela e aplique duas ou três gotas de vinagre. Espere um pouco e observe a cor da peça. Se não ocorrer mudança de cor, realmente é ouro de verdade (metal nobre não oxida). Se existir uma reação e a joia começar a ter outra cor, então é apenas uma peça banhada.

Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Para testar a peça, basta limpar a peça com uma flanela, rapa-se levemente a superfície da jóia e aplica-se uma pequena quantidade de ácido nítrico usando um conta-gotas. Após alguns minutos irá aparecer uma cor na zona onde foi deitada a gota: Se ficar verde, significa que a jóia é apenas banhada a ouro.

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata. No entanto, em maior ou menor velocidade, o ouro pode oxidar, apresentando um aspecto escurecido ou algumas machas na superfície da joia.

O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.

Existem dois minerais que com frequência são confundidos com o ouro, a pirita e a vermiculita. A pirita é um sulfeto de ferro, também conhecida como o ouro dos tolos.

O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.

Dilua detergente de coco na água; Deixe a joia de molho por 15 minutos; Enxágue a joia e dê uma leve esfregada com o pano; Quando terminar o processo de como limpar folheado a ouro, guarde-a limpa em locais adequados.

As manchas em joias de ouro podem surgir quando em contato com agentes abrasivos (cosméticos, produtos de limpeza, ácidos), água do mar e piscina (por causa do cloro). Mas é preciso lembrar que é muito raro acontecer o surgimento de manchas em uma joia de ouro 18k em situações rotineiras do dia a dia.

Ouro Vermelho
A liga de ouro vermelha adquire esse tom devido à ausência de prata em sua composição, sendo formada apenas por ouro e cobre. Sua proporção, portanto, é a seguinte: 75% ouro + 25% cobre.

ouro vermelho é uma liga metálica de ouro e cobre. A solidificação da liga tem o mesmo comportamento de um elemento puro, havendo um patamar na curva de solidificação.

Quase todos os itens de ouro rosé podem ser limpos com água e um sabão suave. A mistura pode ser usada em pedras e diversos tipos de metal. Porém, pode ser difícil tirar os resíduos da solução, logo, evite usá-la em relógios e outros objetos difíceis de enxaguar.

A prata pode sofrer oxidação e escurecer
Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.