Porque o osso do meu pulso e saltado?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Os ossos na base da mão (ossos carpais), geralmente o lunar ou capitato, saem de sua posição normal. Essas luxações costumam ocorrer quando uma força intensa é aplicada ao pulso e ele é flexionado para trás. O pulso e a mão ficam doloridos e podem parecer disformes e as pessoas não conseguem movê-los normalmente.

osso do carpo

Cada osso do carpo possui um nome, que da direita para a esquerda são: trapézio, trapezóide, captato, hamato, escafóide, semilunar, piramidal e psiforme.

O pulso torcido, ou entorse de punho, é caracterizado pelo estiramento ou rompimento dos ligamentos que conectam os ossos e as articulações do pulso. Geralmente, essa lesão pode ser causada durante atividades físicas ou por um trauma.

O tratamento é a cirurgia que consiste em ressecar o nódulo que forma o cisto e fechar o local da cápsula da articulação por onde o liquido sinovial está vazando. A cirurgia pode ser realizada por técnica aberta, na qual é feita uma incisão na pele, aproximadamente do mesmo tamanho do cisto.

O cisto sinovial do punho, o tipo mais comum, costuma ser diagnosticado através de um exame físico, realizado por um médico especialista. Porém, para confirmar o diagnóstico ou documentar a alteração, normalmente são indicados exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética.

Qualquer nódulo ou inchaço anormal na mão ou no punho é considerado um tumor. O termo “tumor” não significa necessariamente que seja maligno ou um câncer. De fato, a maioria dos tumores de mão e punho é benigna (não é câncer).

O escafóide é um dos oito pequenos ossos que fazem parte dos “ossos carpais” do punho. Ele conecta duas fileiras desses ossos – a fileira proximal (mais próxima do antebraço) e a fileira distal (mais próxima à mão).

Há oito pequenos ossos do carpo no pulso, que estão firmemente ligados em duas fileiras de quatro ossos cada. A massa que resulta desses ossos é chamada de carpo. O carpo é arredondado em sua extremidade proximal, onde se articula com o ulna e o rádio no pulso.

Muitas vezes, é necessário imobilizar o punho através de aparelhos gessados (gesso fechado ou tala gessada) e/ou ortóteses, seguido de mobilização progressiva, com recurso a exercícios e à fisioterapia.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

“Pulso aberto” é uma expressão bastante popular usada para definir uma série de lesões ou tendinite. Em geral, a dor aparece quando pegamos um objetivo pesado ou realizamos um grande esforço e/ou trauma com a mão. A dor costuma diminuir consideravelmente ou até desaparecer após um período de descanso.

De acordo com a Dra. Luiza, em caso de punho inchado, o mais indicado é obter a avaliação de um reumatologista, principalmente se não há associação do início da dor ou inchaço com um trauma recente. Até a avaliação, o recomendado é realizar repouso articular, mantendo o membro elevado com auxílio de uma tipoia.

A Bursite é a inflamação ou irritação de uma “bursa”. Esta é uma pequena bolsa localizada entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele, ou tendões. Ela permite e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas.

há um estiramento ou rompimento dos ligamentos do. punho.

O lipoma é um tumor frequente dos tecidos moles, mas a sua localizac¸ão na mão é rara. Os lipomas da mão geralmente são assintomáticos; contudo, quando apresentam um grande crescimento ou em determinadas localizac¸ões, podem causar sintomas devido à compressão do nervo mediano.

O que pode causar cisto sinovial? Não se sabe ao certo qual a origem do cisto sinovial, mas de acordo com especialistas é que pequenas lesões da cápsula articular, provocadas por traumas, movimento e esforço repetitivo, podem causar o extravasamento do líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.

O cisto sinovial pode surgir em qualquer articulação, mas sua localização mais habitual é na região do punho ou em um dos dedos da mão. Ele não costuma provocar dor, mas pode fazê-lo caso a massa comprima algum nervo.