Porque o osso da canela dói quando corro?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Isso pode ocorrer devido ao enfraquecimento desses músculos. E é de origem óssea quando ocorre a inflamação da membrana (periósteo) que reveste o osso da canela. Isso pode ocasionar dores tanto no momento da corrida quanto em atividades corriqueiras como subir e descer escadas ou até mesmo ao caminhar.

O que é a dor na canela? A dor na canela, chamada de canelite, é provocada por uma inflamação no osso dessa região do corpo, chamado de tíbia. Por isso, esse problema também é conhecido como a síndrome de estresse medial tibial.

Dicas de exercícios para evitar canelite:

  1. 1 – Caminhada na ponta dos pés. Em pé, mantenha o corpo reto. ...
  2. 2 – Dorsiflexão com mini band. Sente-se em um banco. ...
  3. 3 – Ponta do Pés. Em pé, coloque os dois pés juntos e posição reto. ...
  4. 4 – Calcanhares. ...
  5. 5 – Caminhada Sobre os calcanhares.

A canelite é causada por estresse na estrutura da canela, geralmente decorrente de exercícios físicos de repetição envolvendo as pernas. "A parte interna da perna, onde está a tíbia, é uma região de grande sobrecarga devido ao apoio e aos impactos nas corridas e nos saltos", explica o dr. Hernandez.

O diagnóstico da canelite é realizado por ortopedista, através de um exame clínico. Nesse exame, o médico vai fazer uma análise física, além de perguntar detalhes sobre as atividades físicas rotineiras. O ortopedista poderá solicitar um Raio-X, a fim de descartar possíveis fraturas ou outras lesões.

Elevação do calcanhar até a ponta do pé
Comece com foco no calcanhar e, dobrando os joelhos, vá subindo os pés como se estivesse rolando a sola rumo aos dedos, até ficar na ponta do pé. Todo o movimento deve ser suave e orgânico.

A forma correta de correr é aquela na qual o corpo acompanha as pernas e vice-versa. Não é interessante que o pé entre muito à frente do centro de gravidade do seu corpo, pois isso promove um vetor de força contrária à direção do movimento, ou seja, você acaba se freando a cada passo com a entrada do pé muito à frente.

A força excessiva suportada pelas pernas faz com que os músculos inchem e aumentam a pressão contra o osso, levando a dor e inflamação. A Canelite também pode ser acompanhada de fraturas por estresse. A batida constante das pernas no chão pode causar pequenas fissuras na tíbia e fíbula.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porém, geralmente a canelite é curada em 3/4 semanas. Quando o caso é mais complexo e grave, como por exemplo, quando ocorre fratura por estresse, o tempo de recuperação é elevado para em média 6/8 semanas e pode ser necessário uma cirurgia.

A canelite é um sintoma muito comum e pode afetar principalmente atletas. A principal causa é o uso excessivo das pernas.

Faça a elevação de panturrilha no smith.
Levante os calcanhares e contraia o tibial anterior. Fique nessa posição por dois segundos e, em seguida, volte ao início devagar. Faça de 10 a 15 repetições do exercício. Você vai trabalhar não somente o tibial anterior, mas também os outros músculos da área.

O que Causa a Canelite
Um outro termo utilizado para descrever o problema é a periostite tibial uma vez que a inflamação acomete a membrana que envolve o osso da tíbia. A força excessiva suportada pelas pernas faz com que os músculos incham e aumentam a pressão contra o osso, levando a dor e inflamação.

Alguns dos medicamentos anti-inflamatórios são: ibuprofeno, naproxeno e aspirina. Tome os remédios de acordo com as instruções na bula. Geralmente, a dosagem será de um comprimido a cada quatro a seis horas, enquanto o naproxeno deve ser tomado a cada 12 horas.

Caminhada com a lateral interna do pé: o oposto do anterior, com uma caminhada usando apenas a parte interna dos pés; Alongamento da panturrilha: este alongamento é feito em pé e visa alongar os músculos da região. Se você não alcança a ponta dos pés, pode começar segurando na canela, por exemplo.

A dor na corrida, na maioria dos casos, pode ser evitada por meio da realização de alongamentos antes e depois da corrida, consumo de água durante o dia e durante a realização do exercício, além do uso de tênis específicos para corrida.

Uma vez que surge, a canelite exige a parada temporária do treinamento que a causou. Se você for um corredor, deve parar com a corrida e exercitar-se com bicicleta, minimizando a perda da capacidade aeróbia, por exemplo.

A fratura diafisária da tíbia ocorre ao longo do comprimento do osso, abaixo do joelho e acima do tornozelo. Normalmente a fratura dos ossos longos é decorrente de uma grande força e outras lesões ocorrem frequentemente com estes tipos de fraturas. Anatomia A perna é formada por dois ossos: a tíbia e a fíbula.

Alongue a canela sentado.
Depois, estenda as pernas até os seus dedos ficarem apontados para trás, com as pontas dos pés na superfície. Incline o corpo de leve para trás e faça força nos calcanhares. Fique assim por 30 segundos e, em seguida, repita tudo três vezes.

O osso da canela é a tíbia, que está localizada na parte anterior da perna. No homem adulto, com uma média de 43cm, é o segundo maior osso do esqueleto, sendo o maior o fêmur com uma média de 50cm. Na pratica de esportes com impacto é comum ocorrer a canelite.

A dor na fratura por estresse é identificada nos locais mais comuns de fratura, o terço proximal ou distal. É uma dor progressiva, que se torna mais intensa a cada treino. Há dor à percussão e palpação ósseas. Já a canelite localiza-se principalmente no terço médio para distal da tíbia, na região posteromedial.