Porque o olho coça e arde?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A coceira nos olhos é, na maior parte dos casos, um sinal de alergia a poeira, mofo, fumaça, pólen ou pelos de animais, que entram em contato com os olhos e levam o corpo a produzir histamina, uma substância que causa inflamação no local, resultando em sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço.

A coceira nos olhos pode ser um sintoma da conjuntivite, uveíte, terçol, herpes e até de alergias. Independente do motivo, um médico oftalmologista deve ser consultado para identificar a causa desse sintoma e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Visão geral
Os principais sintomas são vermelhidão do olho, secreção ocular espessa, sensação de ardor, coceira e dor no olho afetado. As pálpebras podem ficar inchadas e pegajosas.

Seja qualquer for o motivo da irritação nos seus olhos, o Colírio Legrand resolve. Com ação adstringente, esta solução oftálmica ajuda a reduzir a vermelhidão e a secreção, acabar com a coceira, com o ardor e com a sensação de areia nos olhos.

Algumas opções de remédios caseiros para irritação nos olhos são:

  1. Chá de camomila. ...
  2. Solução de calêndula. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Compressa de eufrásia. ...
  5. Chá de hidraste. ...
  6. Compressa com soro fisiológico. ...
  7. Compressas mornas. ...
  8. Compressas frias.

Se esfregar os olhos parece dar uma sensação de alívio, saiba que coçar os olhos faz mal, pois pode piorar significativamente a coceira e possivelmente ocasionar danos oculares mais graves.

Evite água boricada e soro fisiológico
O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

  1. 1 Olhe para longe. Algumas vezes por dia, tente direcionar o olhar para outra direção, mais longe, de preferência. ...
  2. 2 Faça pausas. ...
  3. 3 Pisque mais. ...
  4. 4 Beba mais água. ...
  5. 5 Reduza o brilho. ...
  6. 6 Ajuste a tela. ...
  7. 7 Dê espaço aos olhos. ...
  8. 8 Faça exames anualmente.

As causas de ardência nos olhos podem ser inúmeras, entre elas: rinite alérgica, olhos ressecados, alergias, miopia e presbiopia, conjuntivite, síndrome do olho seco, defasagem de vitamina A no organismo, alguns tipos de infecções bacterianas e falta de lubrificação nos olhos, decorrentes de muito tempo na frente de ...

Colírios Antialérgicos
Alguns exemplos de colírios antialérgicos são o Relestat, Octifen, Lastacaft ou Florate, vendidos em farmácias ou drogarias com receita médica.

Quando você tem ansiedade a produção de adrenalina aumenta. Este neurotransmissor causa pupilas dilatam e estimula uma maior entrada de luz na estrutura ocular. Além disso, causa problemas de foco que podem levar à visão turva.

É uma lesão ocular que deixa o cristalino opaco. Com isso, torna a visão embaçada, como se existisse uma névoa diante dos olhos. Apesar de preocupante, o resultado do estudo não surpreende.

A resposta é simples e afirmativa: sim, pode ocorrer a perda de visão por estresse. Isso acontece porque o organismo aumenta o nível de adrenalina. Essa elevação favorece espasmos do músculo ciliar. As pupilas dilatam e pode ocorrer embaçamento, entre outros problemas oculares.

Como saber se você está com inflamação nos olhos?

  • A coceira intensa é um dos principais sintomas.
  • Os olhos lacrimejando também apontam para o quadro.
  • O inchaço é outro sintoma de inflamação nos olhos.
  • A vermelhidão ajuda a completar o quadro.
  • A ida a um oftalmologista é indispensável para o diagnóstico.

Principais doenças oculares

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

Beber 2 litros de água ou chá por dia para manter a hidratação; Fazer uma pausa a cada 40 minutos quando se utiliza o computador ou se vê televisão; Colocar uma compressa de água morna sobre o olho fechado; Utilizar um umidificador dentro de casa, especialmente no inverno.