Porque o olho chora sozinho?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Se você sente seus olhos lacrimejando muito e constantemente quer dizer que a produção de lágrima está excessiva e a causa pode ser, por exemplo, uma inflamação nos olhos ou então pela drenagem inadequada das lágrimas. Muitas das vezes os olhos lacrimejando podem ser uma condição temporária.

Conjuntivite. Essa é uma causa comum do excesso de lágrimas nos olhos de crianças e adultos. A conjuntivite é uma inflamação provocada, principalmente, pela infecção por bactérias e vírus. Os olhos ficam vermelhos e coçam como se houvesse areia neles.

Colírio Legrand ajuda no tratamento de olhos irritados, com conjuntivite ou com ressecamento ocular.

Evite água boricada e soro fisiológico
O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

A fotofobia não é exatamente uma doença, mas um desconforto visual que acomete pessoas que não reagem bem ou conseguem manter os olhos devidamente abertos quando expostos à claridade – inclusive a artificial – intensa ou regular, como destacou a oftalmologista Marina Ribeiro, professora do Centro Universitário ...

Compressas quentes ajudam a remover as crostas que se formam nos olhos, além de amolecer qualquer coisa que possa estar bloqueando os canais lacrimais. Elas também diminuem a irritação e a vermelhidão que acompanham a lacrimação.

Assim, lacrimejar nada mais é do que uma condição comum, sem riscos algum para a saúde dos olhos. No entanto, quando a pessoa fica lacrimejando em excesso e com frequência, pode ser sinal de que algo não está certo, indicando a presença de uma inflamação, por exemplo.

Lave os olhos com água
Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.

A remela no olho é uma condição bastante comum, especialmente pela manhã ao acordar, no entanto, quando produzida em excesso, principalmente durante o dia, com cor e consistência diferente do normal, pode indicar inflamações ou infecções no olhos, como a conjuntivite ou blefarite, por exemplo.

Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização.

Olá! Pode ser que sua visão fique um pouco embaçada e com sensação de areia por alguns dias caso o contato da medicação com seu olho tenha causado uma ceratite porém, não costuma causar um dano permanente. Consulte um médico oftalmologista para uma avaliação, se necessário ele prescreverá colírios.

Beber 2 litros de água ou chá por dia para manter a hidratação; Fazer uma pausa a cada 40 minutos quando se utiliza o computador ou se vê televisão; Colocar uma compressa de água morna sobre o olho fechado; Utilizar um umidificador dentro de casa, especialmente no inverno.

Você deve evitar ao máximo a entrada de água da torneira, do chuveiro, da piscina, de lagos dentro dos olhos. Limite-se a enxaguar as pálpebras e cílios. Para uso ocular tente usar soro fisiológico 0,9% (aberto recentemente) e colírios prescritos pelo oftalmologista.

Colírios lubrificantes
Alguns exemplos de colírios que podem ser usados para lubrificar os olhos são o Systane, Lacril, Trisorb, Lacrima Plus, Lacribell, Artelac ou Lacrifilm, que podem ser comprados em farmácias, sem que seja necessário a apresentação de receita médica.