Porque o Oceano Pacífico é o mais perigoso?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O oceano mais perigoso do mundo é o Oceano Pacífico. Este gigante ocupa 1/3 da superfície de todo o planeta. As correntezas são ferozes, os animais aquáticos são selvagens, isso sem falar na profundidade das águas. O que nos parece inofensivo, na verdade, é uma fonte de perigos infindáveis.

O Oceano Pacífico é posição líder nesta seleção, dos 10 oceanos e mares mais profundos do mundo, e tem uma profundidade média de 3939 metros com a área de divisão oceânica mundial de 169.2 milhões de quilômetros quadrados.

O oceano Pacífico

O oceano Pacífico tem esse nome por ser um oceano mais calmo para se navegar do que o Atlântico. Esse “batismo” foi realizado por Fernão Magalhães, navegador português, aproximadamente em 1520.

Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África. Oceano Índico: corresponde ao terceiro maior oceano, banhando o sul do continente asiático.

Oceano Pacífico

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Peixe-leão (Pterois volitans)
Os peixes-leão habitam as águas dos oceanos Índico e Pacífico, mas estão muito bem adaptados para viver em quase todos os ambientes aquáticos. Possuem em seu corpo entre 34 e 36 espinhos que são capazes de injetar veneno.

oceano Pacífico

Território pertencente à França, este incrível arquipélago se situa no sul do oceano Pacífico, entre a Nova Zelândia e a América do Sul e, não é apenas sua beleza natural que surpreende, já que é o lugar com a maior concentração de tubarões do planeta.

oceano Glacial Ártico

O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas.

Existem muitos mergulhadores profissionais que participam de competições de profundidade, treinando sempre para tentar quebrar os recordes mundiais. Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar, é o dono do recorde oficial de Mergulho Mais Profundo.

Oceanos do Mundo
Isso faz com que seja o oceano menos explorado do mundo e que ainda abriga muitos mistérios sobre a fauna e a flora que lá vivem. Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.

Fossa de Porto Rico

O local mais profundo do Atlântico fica na Fossa de Porto Rico, um local denominado Depressão Brownson, a 8.378 m.

No Pacífico se formam fenômenos climáticos, como o El Niño e a La Niña, e naturais, como tempestades tropicais, maremotos e tsunamis. Lembremos que nele está situado o Círculo de Fogo, área de maior instabilidade tectônica do mundo.

Oceano Pacífico

Águas mais quentes são observadas no Oceano Pacífico Equatorial Oeste. Junto à costa oeste da América do Sul as águas do Pacífico são um pouco mais frias. Com isso, no Pacífico Oeste, devido às águas do Oceano serem mais quentes, há mais evaporação.

Por isso, verificam-se algumas porções dos oceanos mais azuladas, outras mais esverdeadas. São fatores que interferem na cor dos oceanos os materiais internos, o fundo oceânico, a latitude, as zonas climáticas, bem como a fauna e flora locais. Assim, não há um padrão único de cor para o Oceano Pacífico.

Os aviões precisam voar a altitudes mais elevadas para evitar as turbulências, o que significa que há menos oxigênio disponível para os passageiros e tripulantes, aumentando os riscos para a saúde. Outra razão pela qual os aviões evitam sobrevoar o Oceano Pacífico é a falta de comunicação e navegação.

O Mar Morto está localizado no Oriente Médio, entre os territórios de Israel, Palestina e Jordânia, sendo alimentado, principalmente, pelo rio Jordão.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!

Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.

Os destroços do Titanic estão a cerca de 4 mil metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico, a 740 quilômetros de Newfoundland, uma ilha canadense, de acordo com a Britannica. O navio está dividido em dois, sendo que a proa (frente do transatlântico) é a parte maior e mais intacta do naufrágio.

As imagens são ricas em detalhes: em uma delas, dá para distinguir um caranguejo esbranquiçado agarrado a uma amurada. A 4 mil metros de profundidade, a fantasmagórica proa do Titanic emerge da escuridão durante um mergulho feito pelo cineasta James Cameron em 2001.

Você conhece o tubarão-lixa? Encontrado nos oceanos Atlântico e Pacífico, eles possuem maturidade sexual tardia e ciclo reprodutivo lento. Por ser sedentário e fiel à certos locais, tem como maior ameaça o homem e está vulnerável à extinção pela pesca predatória e poluição.