Porque o novo ensino médio não é bom?

Perguntado por: uresende . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Principais aspectos negativos. Aumento da carga horária; Falta de padronização do modelo aplicado nas diferentes escolas, inclusive da mesma rede, e nas diferentes redes de ensino; Ausência de incentivos para a capacitação de professores para lecionar nas novas disciplinas.

O novo ensino médio
Entre as opções, está dar ênfase às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas. A implementação ocorre de forma escalonada até 2024.

A reforma do Ensino Médio impõe inúmeros desafios, especialmente para a escola pública, como a elaboração dos novos currículos, a adaptação dos materiais didáticos, a formação e alocação dos professores, as mudanças no sistema de matrículas e a adequação da infraestrutura.

Com o Novo Ensino Médio, os alunos terão mais liberdade para construir o seu itinerário formativo, sendo orientados a fazerem escolhas de forma responsável e consciente. Assim, eles estudam temas de maior interesse, além de desenvolver outras habilidades e conhecimentos para além da formação educacional.

Os estudantes que estão cursando o novo modelo de Ensino Médio o avaliam como positivo, se dizem mais satisfeitos com a escola e otimistas com o futuro profissional. 61% dos alunos que estão cursando o Novo Ensino Médio avaliam positivamente o modelo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, ocupa uma quantidade de 27%.

Afinal, o que propõe o Novo Ensino Médio? O Novo Ensino Médio é uma reforma na grade curricular aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer pela lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino.

Conforme as novas diretrizes, as escolas poderão oferecer de forma remota até 20% das aulas para as turmas diurnas, 30% para as noturnas e 80% para os alunos matriculados na Educação para Jovens Adultos (EJA). Essa ação tende a diminuir a evasão escolar e permite que os jovens tenham mais flexibilidade de horários.

Outra ideia é a adoção de um “4º ano” do ensino médio, voltado para os estudantes que estão concluindo a etapa em 2021. Seria um ano letivo adicional e opcional, voltado para os estudantes que não se sentem preparados para fazer o Enem ou prestar vestibular.

O modelo deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos, dentre os quais o aluno pode optar pelo que mais se encaixa em seu projeto de vida.

O Ensino Médio completo é considerado um período muito difícil para os estudantes, já que eles acabaram de sair do Ensino Fundamental (anos finais), um período escolar mais fácil e com matérias mais simples.

As causas do fracasso escolar são variadas, conforme já discutidas, podem ser de ordem afetiva familiar, por falha no processo pedagógico do professor, falta de políticas educacionais voltadas para esses alunos por parte das escolas e falhas no próprio sistema de ensino que não prevê recursos Page 11 11 financeiros e ...

O Novo Ensino Médio requer dos professores uma atuação mais dinâmica, por haver necessidade de realizar os seus planejamentos e ministrar as suas aulas em formato integrado entre distintas áreas do saber e disciplinas.

A ideia do Novo Ensino Médio é fazer com que o aluno ocupe o papel principal na jornada da aprendizagem. Nesse projeto, ele deixa de ser apenas o receptor de informações e passa a construir o seu conhecimento em parceria com os educadores.

Adolescentes não gostam de estudar por diversos motivos: ele pode estar se sentindo desmotivado, triste, ansioso... Ou até com preguiça e outros interesses mesmo, também naturais dessa fase.

Muitos destes estudantes não se esforçam, pois, para conseguir um emprego que não necessita de formação e seguirem os exemplos de seus pais, não é preciso estudar. No Brasil não temos incentivo ao estudo. O jovem não enxerga recompensa em passar anos em uma sala de aula.

Dentre os jovens que não estão estudando, 21% atribuíram a busca por renda como justificativa e 14% relataram ter dificuldades com o ensino remoto. "A evasão escolar gera consequências severas para jovens, que vivem menos, com menos saúde, com menos renda ao longo da vida.

Má qualidade de vida, falta de acesso aos serviços de saúde, baixos salários, desemprego, interrupção de um futuro melhor. Uma introdução bem negativa pra falar sobre educação, mas, infelizmente, essas são algumas consequências bastante comuns aos brasileiros que não concluem o Ensino Médio.