Porque o nome Os Miseráveis?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A obra retrata momentos de extrema pobreza e tristeza, o que demonstra a crítica social extremamente presente nas obras de Victor Hugo. Afinal, o título “Os Miseráveis” não é à toa: vários personagens passam por situações de extrema pobreza, fome e miséria, o que destaca a desigualdade social da França do século XIX.

Os miseráveis a quem Vitor hugo se refere, não é a criança suja e explorada, ou os pobres que são encarcerados injustamente. Na verdade, os miseráveis são exatamente aquelas pessoas que de tão perversas e egoístas, são capazes de expor e submeter outros seres humanos a condições miseráveis de vida.

O final é com Marius, Cosette e Jean Valjean, reafirmando o amor entre eles, mas também se despedindo. A gente se pergunta nas tantas pessoas que perderam a vida para Marius poder casar-se com o Cosette, para que ela, finalmente, como desejou Fantine, deixasse a vida miserável.

CURIOSIDADE | A frase mais longa já impressa em um livro está em "Os Miseráveis", de Victor Hugo, e conta com, nada mais nada menos, 823 palavras!

Em Os miseráveis é Waterloo, a batalha em que a fase decisiva da Revolução Francesa chegou ao fim e Napoleão foi derrotado pela coalizão das forças monarquistas e reacionárias, em 1815.

Em um inverno, no entanto, desempregado e desesperado por ver seus sobrinhos famintos, roubou um pão. Por causa desse pão, Jean Valjean foi declarado culpado e condenado a cinco anos de prisão (cinco anos que acabaram se convertendo em dezenove anos por quatro tentativas de fuga).

No final de 1815, Jean Valjean, agora usando o nome Madeleine, chega a [1]Montreuil-sur-Mer.

Resposta. Resposta: O protagonista, Jean Valjean, é um homem comum que se vê obrigado a alimentar a sua família faminta e, para tanto, rouba um pão da vitrine de uma padaria. O jovem é condenado a cinco anos de prisão por furto e arrombamento.

a narração é feita em terceira pessoa por um narrador que quase sempre sabe os passos dos personagens e futuras ações.

  • Jean Valjean
  • Cosette
  • Fantine
  • Javert
  • Éponine
  • Gavroche

O inspetor Javert (1780-1832) é uma das personagens principais do romance Os Miseráveis de Victor Hugo. Metódico e racionalista ao extremo, Javert é um homem cego pela lei e pela ordem e dedica a sua vida a combater o crime e a perseguir aqueles que o sentido lato da legislação define como criminosos.

Após sua prisão, Jean encontra um jeito de fugir entre as barras de ferro da prisão, entregando um bilhete à Irmã da Igreja sobre todos os seus bens. Três meses depois, ele forjou sua morte,caiu no mar tentando ajudar um marinheiro e assim foi dado como morto.

sistema penal, desigualdade social, punitivismo da miséria.

Cosette, filha de Fantine, pode ser considerada a grande protagonista feminina de Os Miseráveis. Mas a partir do momento que deixa a infância e a casa dos Thénardier onde foi criada, toda a sua narrativa gira em torno dos personagens masculinos da obra e das expectativas deles sobre ela.

Os Miseráveis deixa uma poderosa mensagem sobre a capacidade de redenção e o poder do amor e da compaixão em meio à adversidade. É uma obra-prima da literatura que toca o coração dos leitores, provocando reflexões sobre a condição humana e a busca pela justiça e redenção.

1 – Livro inédito mais grosso do mundo
Das Buch des dickste Universums, editado pela Zeitgeist Media GMBH. Ele reúne textos e desenhos feitos por crianças num concurso realizado pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha. A lombada do livro mede pouco mais de 4 metros. São 50.560 páginas e pesa 220 kg.

O rapaz lutava pela liberdade das pessoas e contra a monarquia de Napoleão, governo apoiado pelo avô. Sem a ajuda da família, Marius foi morar num cortiço, abrigo dos miseráveis. Mal tinha o que comer. Sofria muito por ter se afastado de sua família.

Gervais — Um garotinho que deixa cair uma moeda. Existem duas perspectivas sobre o encontro de Jean Valjean com ele. Segundo uma delas, Valjean, ainda um homem de mente criminosa, coloca o pé sobre a moeda e se recusa a devolvê-la ao menino, apesar dos protestos de Gervais.

Os Thénardier são dois personagens do romance Os Miseráveis de Victor Hugo. Ao longo da história, o ganancioso casal sem escrúpulos deixa a sua marca negativa na sociedade não olhando a meios para atingir os seus fins.

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso.

Originalmente uma garota bonita e ingênua, Fantine acaba sendo forçada pelas circunstâncias a se tornar uma prostituta, vendendo seu cabelo e dentes da frente, perdendo sua beleza e saúde. O dinheiro que ela ganha é enviado para sustentar sua filha.