Porque o nome do dicionário e Aurélio?

Perguntado por: umata5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Um dos principais dicionários brasileiros foi criado pelo professor Aurélio Buarque de Holanda. O dicionário Aurélio acompanha diversas gerações de estudantes há décadas. Apaixonado por palavras e livros, o filólogo e professor Aurélio Buarque de Holanda criou o dicionário nos anos 1970.

Acredita-se que o dicionário tenha se originado na Mesopotâmia por volta de 2 600 a.C., feito em tabletes com escrita cuneiforme, ele informava repertórios de signos, nomes de profissões, divindades e objetos usuais, que funcionavam como dicionários unilíngues.

O Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é uma obra de referência essencial para qualquer estudante ou falante de português. Escrito por Antônio Houaiss, contém mais de 200.000 verbetes e é considerado o dicionário mais completo da língua portuguesa.

O primeiro "dicionário" de que se tem notícia é uma lista de palavras acádias, língua da Mesopotâmia central, datada do século 7 a.C. É até provável que obras semelhantes tenham sido escritas nos longos séculos que se seguiram.

O Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa é um dicionário que oferece ao público uma grande e imprescindível obra de referência que renova as possibilidades de estudo, conhecimento e uso correto de nossa língua.

Então, respire fundo, segure o fôlego e tente dizer, sem errar, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Com 46 letras, a palavra foi registrada em 2001 no dicionário Houaiss e descreve o indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas.

Aleph é o nome dado para a primeira letra do alfabeto dos idiomas semíticos (hebraico, fenício, aramaico, siríaco e árabe), correspondente ao Alpha, no idioma grego.

Significado de Porra
substantivo feminino Fragmento de madeira; porrete. Uso Vulgar. Pej.

Prova de Amor: Marco Aurélio é morto por Murilo.

Integrou a corrente do Estoicismo, cujo compromisso era o desenvolvimento de uma moral humana. Moral esta que ajuda a distinguir o que é eterno do que é passageiro; o que é bom, daquilo que se afasta do bem; o justo, do que é injusto.

Geralmente, os dicionários compilam dados sobre a classe gramatical das palavras, a regência e a divisão silábica, além de trazer orientações sobre a pronúncia, os sinônimos, os antônimos e os termos derivados ou relacionados.

A primeira delas, o Dicionário etimológico da língua portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, reconhecido pesquisador do idioma, é uma reedição. Trata-se da 4 edição, revista e atualizada segundo a nova ortografia, de uma obra de já consagrado sucesso editorial.

Um brasileiro que vai estudar Direito em Portugal, Antonio de Morais Silva, elabora o primeiro dicionário monolíngue da língua portuguesa, o Dicionário da Língua Portuguesa (1789), que começa a introduzir palavras brasileiras.

Conheça algumas dessas palavras:

  • Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras) ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras) ...
  • Anticonstitucionalissimamente (29 letras) ...
  • Oftalmotorrinolaringologista (28 letras)