Porque o nome de motel?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A palavra Motel vem do inglês dos Estados Unidos, e significa fusão de duas palavras: Motor e Hotel, indicando uma acomodação funcional dedicada aos viajantes ao longo da sua viagem.

Motel é um estabelecimento de hotel localizado em rodovias, disposto de estacionamento, ao qual a oferta é dirigida a pessoas que estejam de viagem. O motel deve ter, pelo menos, dez quartos, e deve também prestar serviços gastronômicos dentro do motel.

No Brasil, motel é um meio de hospedagem exclusivo para adultos com foco no entretenimento. Normalmente, as suítes dispõem de áreas de lazer privativas com piscina, hidro e sauna, e em muitos casos também oferecem a parte de Gastronomia 24 horas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os jovens costumam sair da casa dos pais aos 18 anos. Eles alugam seus próprios apartamentos e, então, a necessidade de usar um motel torna-se extinta.

A palavra Motel vem do inglês dos Estados Unidos, e significa fusão de duas palavras: Motor e Hotel, indicando uma acomodação funcional dedicada aos viajantes ao longo da sua viagem.

"Eles fizeram um culto, uma devocional, oraram a Deus e estabeleceram ali uma estratégia, uma aliança, um pacto", afirma Moraes. "Talvez essa ideia tenha sido inspirada tanto pela cena de indisciplina no saguão do hotel quanto pela leitura devocional das escrituras', diz o site dos Gideões Internacionais.

No final dos anos 1970, seu pai fundou o primeiro estabelecimento deste tipo em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, onde ele dividia o tempo entre a recepção e a lavanderia do pequeno Bangalô (o nome do motel).

Nos Estados Unidos o motel é visto como um hotel de beira de estrada, aqui no Brasil, além desta função seu objetivo muitas vezes é ser usado por casais para manter relações sexuais e não conseguir um serviço de hospedagem por estadia de viagem de lazer ou negócios, como pode ser no caso de um hotel, pousada e resort.

Tudo em um quarto de motel é pensado para o seu prazer: a cama maior, o chuveiro com mais espaço, os filmes na TV, os acessórios eróticos e, é claro, o espelho no teto. Ele não está ali por acaso! O estímulo visual provocado pelos espelhos ajuda os parceiros a se soltarem na cama e a apimentar o sexo.

6 coisas que dá para fazer no motel e a maioria das pessoas não sabem:

  • Comer. Acredite se quiser, a cada dia que passa os motéis vêm investindo mais no cardápio e na qualidade de seus pratos. ...
  • Dormir. Sabe aquelas viagens de carro longas e exaustivas? ...
  • Festejar. ...
  • Tomar banho de banheira. ...
  • Fugir de tudo. ...
  • Assistir filme.

O conceito que atenderia esses consumidores surgiu em 1925 em um formato ideal para motoristas: à beira da estrada, com estacionamento ligado diretamente ao quarto e custos baixos, proporcional às horas de permanência e não o correspondente a uma diária completa.

Estabelecimentos como hotéis, motéis e similares poderão ser obrigados a exigir a apresentação e registrar o documento de identidade por ocasião da entrada do hóspede.

Normalmente, hotéis contam com um público também mais formal, adeptos do turismo empresarial, como executivos e representantes comerciais. Já a estrutura e todo o ambiente mais intimista de uma pousada são mais adequados para pessoas, casais, famílias ou grupos de amigos em férias, que buscam mais conforto.

O que não pode faltar? Na verdade, acessórios interessantes como brinquedos sexuais, bebidas, lanches, preservativos e sim, mente aberta. A maioria dos motéis tem serviço de quarto, mas ele também pode levar suas coisas. Não se esqueça da música agradável.