Porque o nome de madeira de lei?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

No Português que modernamente se fala no Brasil, madeira de lei é sinônimo de madeira de boa qualidade. A expressão tem origem no Brasil Colônia quando existiam árvores que eram protegidas pela legislação e não poderiam ser cortadas sem algum tipo de autorização especial.

No entanto, existem algumas que são amplamente consideradas como madeiras de lei devido à sua força, densidade, durabilidade e valor comercial. Algumas das principais são: Ipê, Jatobá, Cumaru, Mogno, Cedro, Freijó, Angelim e Pau-ferro.

3 – Resistência ao sol
Um fato curioso da própria durabilidade da madeira é que a diminuição do volume é algo que não precisa se preocupar. Pois, a madeira exposta a intempéries em 100 anos pode perder cerca de 6 a 7 milímetros de espessura.

Qual a madeira mais cara? Dentre essas madeiras citadas, outro nome pelo qual são conhecidas as madeiras nobres brasileiras, o Jatobá, o Jacarandá e o Ipê são as mais caras devido ao seu resultado de acabamento mais lustroso e bonito.

Acaju, aguano, araputanga, caoba, cedro-aguano, cedro-mogno, cedrorana, Mara. Sua cor varia do marrom avermelhado ao vermelho. É altamente resistente ao ataque de fungos e insetos, resistindo ainda a cupins de madeira seca.

ágar

A madeira de ágar é a madeira mais cara do mundo devido ao seu aroma específico proveniente de uma resina escura e úmida chamada aloés que é liberada pelo sistema de defesa da árvore para impedir a propagação da infecção causada pelo fungo Phialophora parasitica.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Ipê

De acordo com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ipê tem o título de madeira mais resistente do mundo. Por isto é que madeira Ipê é a mais valorizada internacionalmente para construção de decks (Deck Ipê Tabaco, Deck Ipê fêmea / fêmea, e, Deck Ipê f/f).

Ipê

Ipê: típico do Brasil, a principal qualidade dessa madeira é a dureza. Extremamente resistente, o material é ideal para lugares que sofrem com fatores externos; – Teca: usada na produção de móveis e objetos decorativos, esse material tem alta qualidade e resiste bem a insetos.

Ipê

Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

O primeiro deles é identificar se a madeira tem o selo Forest Stewardship Council (FSC). Caso ela não o possua, pode ser pedido ao vendedor o Documento de Origem Florestal (DOF) ou o Guia Florestal (GF). Este último, funciona como um registro geral da madeira.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano. Ele explica que alguns materiais, a exemplo do compensado, recebem proteção contra cupins no processo de fabricação.

45. Cortar ou transformar em carvão madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Público, para fins industriais, energéticos ou para qualquer outra exploração, econômica ou não, em desacordo com as determinações legais: Pena - reclusão, de um a dois anos, e multa.

Ipê (Tabebuia)
DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.103 kg/m³, verde tem 1.315 kg/m³.