Porque o nome de Ester foi mudado?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado. Ester, em persa, significa "estrela".”

Hadassa

Hadassa é também o nome da personagem bíblica Ester, cujo nome é também um dos livros do antigo testamento na Bíblia.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

1. Deus tem um plano para a sua vida! Nosso Senhor tinha um plano para a vida de Ester que abençoou a vida do Seu povo, da mesma forma Ele tem um plano para a sua vida e quer te usar para a obra d'Ele, não importa as circunstâncias o que for da vontade de Deus se concretizará e abençoará a vida de outras pessoas.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

O nome Esther, também escrito como Ester, possui uma origem hebraica e é derivado do termo "Hadassah", que significa "mirto" ou "árvore de mirto". Na Bíblia, Esther é o nome da rainha persa que salvou seu povo da destruição. O livro de Ester relata sua história e sua coragem diante de um desafio iminente.

Ester foi uma judia exilada na Pérsia e viveu durante o período de reinado de Assuero (Xerxes) entre 486 e 465 a.C. Neste estudo bíblico, conheceremos mais sobre quem foi Ester na Bíblia.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Mordecai

O autor do Livro de Ester é desconhecido. Pelas pistas deixadas no livro, podemos deduzir que se trata de um judeu persa, possivelmente residente na cidade de Susã. Também se lê neste livro o seu nacionalismo intenso e preocupação com a festa do Purim, acredita-se que seja Mordecai.

1) Ela era incrivelmente bonita e agradável.
Ester era “uma jovem extraordinariamente bela” (SDA Bible Dictionary, 341-343). Como você viu na história dela, o rei Assuero se sentiu atraído por ela “mais do que por qualquer outra mulher” (Ester 2:17, NVT).

Ester, temendo pela morte de seu pai e sua gente, jejuou, rezou e pediu a Deus a graça de conseguir o favor do rei para salvar seu povo. E assim aconteceu: Ester denunciou Amã e o rei foi favorável ao povo judeu, livrando-o de um fim trágico.

Ele é mais conhecido como Xerxes, seu nome grego, pelo qual aparece em relatos extrabíblicos, sendo que é apenas no livro de Ester que ele é mencionado como Assuero.

O imperador foi assassinado no dia 4 de agosto de 465 a.C. pelo chefe do Artabano e guarda real.

Preparação para o Estudo de Ester
Depois que Dario morreu, seu filho Xerxes reinou como o quarto rei do império persa. Xerxes, que era seu nome grego, é conhecido no livro de Ester por seu nome persa, Assuero.

adjetivo Que ocasiona dispersão; dispersor ou dispersante. Que se dispersa com facilidade; que não possui concentração; desatento. Etimologia (origem da palavra dispersivo).

Este nome reflete uma personalidade harmoniosa, fascinante e brilhante, que progride na vida com facilidade e sorte, obtendo facilmente o sucesso e a simpatia. Criativa e original, afirma o seu “eu” mediante a expressão artística e pela forma muito própria como se posiciona face às questões práticas da vida.

Ester {nome próprio}
Esther {n.p.}

três dias

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias.

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa.

Depois de destituir a rainha Vasti, o rei Assuero da Pérsia escolheu uma jovem judia chamada Ester para ser sua nova rainha. O primo e tutor de Ester, Mardoqueu, ofendeu Hamã, uma autoridade no reino persa, ao se recusar a prostrar-se diante dele. Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino.