Porque o nome da Rua 25 de março?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A mais famosa rua de comércio em São Paulo recebeu mais de um nome desde o século XIX, mas só entrou para a história como 25 de março. O nome definitivo foi uma homenagem à data em que o Imperador Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil, no dia 25 de março de 1824.

Antes de ser uma rua, a 25 de Março era mesmo um rio, já que o leito do Tamanduateí, então navegável, corria no atual traçado dela, recebendo as águas do Anhangabaú e desaguando no Tietê.

O registro da 25, como é conhecida pelos paulistanos, foi feito em 25 de março de 1865. A descoberta do documento é creditada ao pesquisador Lineu Francisco de Oliveira, no livro “Mascates e Sacoleiros”. O livro conta que a história da rua está ligada à origem da cidade de São Paulo.

Lineu Francisco de Oliveira

O registro da 25, como é conhecida pelos paulistanos, foi feito em 1865. A descoberta do documento é creditada ao pesquisador Lineu Francisco de Oliveira, no livro “Mascates e Sacoleiros”. O livro conta que a história da rua está ligada à origem da cidade de São Paulo.

RUA DO TIRA CHAPÉU - A Rua do Tira Chapéu, nas proximidades da Praça Municipal, fica defronte ao Palácio Rio Branco, onde funcionava antigamente o Palácio do Governo. Por causa disso, os homens que passavam no local tinham o hábito de tirar o chapéu em reverência aos governantes.

Em 25 de março, comemora-se o Dia Nacional da Constituição. Nessa data, em 1824, foi imposta pelo imperador Dom Pedro I a primeira das sete Constituições que o Brasil teve.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é uma das mais conhecidas da cidade de São Paulo.

Seu nome original era Ladeira do Porto Geral, pois na região o rio Tamanduateí formava um meandro ou curva, uma das sete existentes na região, e nela ficava um porto que atendia o Mercado dos Caipiras e o Mercado Grande (ou Mercado Velho) com mercadorias transportadas por barcos que navegavam pelo rio.

A Rua 24 de Maio, localizada no centro da capital paulista, refere-se à data da Batalha de Tuiuti, que aconteceu em 1866, durante a Guerra do Paraguai. A luta foi entre o exército do Paraguai e as forças da Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

A famosa rua de comércio paulistana teve vários nomes antes de ser batizada de 25 de março, em homenagem à data em que o Imperador Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil, em 1824. Gostar ou não da 25 de março é uma questão de perfil.

O local é conhecido por ter preços bem mais acessíveis do que os praticados em shoppings e lojas de rua tradicionais. Um dos principais atrativos da rua 25 de março são as lojas de bijuterias e acessórios. É possível encontrar uma grande variedade de brincos, colares, pulseiras e anéis a preços muito acessíveis.

Datas comemorativas do dia 25 de Março de 2005: Sexta-feira Santa. Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos.

A 25 de Março é uma das principais ruas comerciais de São Paulo, com um fluxo diário médio de mais de 400 mil pessoas. Em períodos de datas comemorativas esse número é ainda maior. No Natal, por exemplo, bate a marca de 1 milhão de pessoas em apenas um dia.

O município foi fundado em 1554 após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, dentre eles os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Neste mesmo dia é celebrado pela igreja católica o dia da conversão do apóstolo Paulo, o que deu origem ao nome da cidade.