Porque o nome da empresa?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

É importante lembrar que o nome da empresa é uma parte fundamental da identidade da organização e deve ser cuidadosamente gerenciado e protegido. Com o nome certo e uma estratégia de marca sólida, a empresa pode se destacar no mercado e construir uma reputação sólida e duradoura.

Para finalizar em como criar um nome de empresa, agora você precisa confirmar que não existe outra empresa com esse nome. No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas.

O nome fantasia de uma empresa é como ela vai ser conhecida ou reconhecida pelo público. É definido na hora da formalização, considerando o mercado e a área de atuação. Já a razão social, é o nome oficial do empreendimento no registro, usada em contratos, Nota Fiscal e documentos oficiais.

LTDA significa Limitada ou Sociedade Limitada. A principal característica desse modelo de empresa é que a responsabilidade dos sócios se limita ao valor da cota integralizada no capital social. Neste tipo de negócio, acontece a união de pessoas, dos sócios, que levam suas qualidades pessoais para o empreendimento.

O nome empresarial é um bem tutelado pelo direito, que integra o patrimônio da empresa e tem a finalidade de identificar a sociedade empresária ou o empresário individual em seus negócios.

Alguns cuidados que você deve ter antes de escolher o nome da empresa

  • Escolha um nome com fácil pronúncia e grafia;
  • Garanta que não há dupla interpretação;
  • Prefira nomes que ajudem o público a identificar o ramo do negócio;
  • Seja criativo;
  • Certifique-se de que o nome está disponível para registro.

"Para se abrir uma empresa, não é obrigatório o registro da marca, mas para ter a garantia de que ninguém usará o nome de fachada da sua empresa, é preciso realizá-lo. O nome fantasia é registrado na Junta Comercial, contudo, se houver algum nome igual já registrado na mesma Junta, se faz necessário adotar outro.

A empresa pode receber dois tipos de nomes: a denominação social e a firma. A denominação social pode ser um nome estrangeiro, algo que remeta à atividade da empresa, pode ser uma sigla, uma abreviação. Já a firma leva sempre o nome dos sócios.

Esta taxa é relativa aos primeiros dez anos de vigência de registro de marca e à expedição de certificado de registro. Se você respeitar o prazo de 60 dias após o deferimento, o valor será de R$ 298,00 para pessoa física, ME, MEI e EPP e de R$ 745,00 para os demais tipos de empresas.

O uso da “firma” ou da “denominação empresarial” varia conforme a natureza jurídica escolhida. Um Empresário Individual, por exemplo, só pode usar firma, ou seja, seu nome precisa constar no nome da empresa. Uma sociedade (limitada ou não) pode optar por usar o nome dos sócios ou não.

Lembrando que ao final deverá SEMPRE ter a palavra que denota o tipo da empresa, por exemplo: LIMITADA ou sua abreviatura: LTDA. IMPORTANTE: Não se pode suprimir os conectivos ligados ao sobrenome usado. Exemplo: Nome: Maria Gabriely de Almeida.

7 dicas para escolher o nome certo para sua empresa

  1. Pense no posicionamento da marca.
  2. Simplifique as coisas.
  3. Evite associações impróprias.
  4. Fuja dos modismos.
  5. Fique atento à pronuncia.
  6. Solte a imaginação.
  7. Verifique a disponibilidade.

Esse uso pode acontecer apenas se não houver registro no INPI (instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou, caso exista, se as empresas forem de ramos de atuação diferentes. Quando um empresário descobre uma empresa com o mesmo nome da sua, deve procurar se resguardar.

A EIRELI, assim como o Empresário Individual e o MEI, é formada por apenas um empreendedor. Já a Sociedade Limitada tem dois ou mais sócios na empresa. O nome das empresas deste formato é acompanhado da sigla “Ltda.”, que significa “limitada”.