Porque o nome da carreta e Vanderleia?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Wanderléa, foi uma famosa cantora, atriz e compositora que fez um grande sucesso na jovem guarda. Ela tinha como ato peculiar de cantar com os pernas afastadas. Foi daí veio o apelido machista e de mau gosto, mas que acabou pegando e definiu o tipo de carreta.

Para facilitar na classificação e diferenciação entre os caminhões, são usados termos como truck, trucado (LS) e traçado. De forma simples, os caminhões são grandes veículos pesados usados para transportar cargas.

Tipo de carreta de caminhão equipada com três eixos no cavalo mecânico, com espaçamento maior entre os três eixos do semirreboque. A carreta Vanderléia tem capacidade para transportar até 36 toneladas e é usada por diversos segmentos no transporte de grandes quantidades de materiais.

Caminhão Truck, versão reboque furgão, que forma a conhecida "Romeu e Julieta". Ideal para transferências simultâneas, com agilidade, entre duas filiais. Carrega 16 toneladas de carga e é um veículo de transferência que leva a carga de nossos clientes dentro e fora do estado.

Carreta semirreboque ou Cavalo mecânico
2 eixos simples, sendo um deles tracionado; O peso máximo de carga varia com o semirreboque que será anexado a ele; É um veículo extrapesado diferente ao se comparar com o caminhão truck.

Conforme podemos verificar na figura a carreta Vanderleia possui uma distância maior entre os eixos. Geralmente são três eixos que distribuem o peso de uma forma melhor do que uma carreta convencional. Desta maneira, consegue transportar a carga de uma forma bem mais distribuída e em maior quantidade.

História dos caminhões no Brasil
O primeiro caminhão fabricado no Brasil foi da Mercedes Benz. Seu nome era L-312 e foi reconhecido como “Torpedo” por conta do formato de cofre do motor, que lembrava um projétil. Tinha a capacidade para seis toneladas de carga e era considerado um caminhão médio.

cavalo toco + carreta vanderleia – 46 toneladas; Romeu e Julieta trucado – 43 toneladas.

Caminhão Truck ou caminhão pesado
Por sua vez, o caminhão truck tem a finalidade de transportar cargas maiores. Suas especificações são: capacidade de 10 a 14 toneladas, com peso bruto máximo de 23 toneladas e comprimento de até 14 metros.

O trucado (truck ou pesado) é 6x2. Ele possui seis pontos de contato com o solo, um conjunto de eixos mistos. Um deles é simples, na frente; e um deles é duplo, atrás. O eixo duplo atua, diretamente, na força do motor.

O pé de apoio é utilizado em quase todos os equipamentos rebocados para suspensão e sustentação de pequenas cargas, como carretas agrícolas, plantadeiras, pulverizadores, trailers e reboques em geral. Ele permite o destacamento e a disposição em repouso dessas máquinas, além de facilitar o seu reatamento.

Rodotrem – trata-se de uma combinação de veículos de carga composto por nove eixos, sua capacidade de transporte é ainda maior, suportando até 74 toneladas. Nesse caso os semi-reboques são interligados por um veículo denominado dolly onde o semi-reboque dianteiro é acoplado por um engate tipo A.

Com isso, o caminhão bitruck, diferente dos demais, é o que aguenta mais toneladas de carga: 22. Ao todo, com o peso bruto, esse número chega a 29. Tem 4 eixos, onde os frontais são direcionais (se movimentam quando o volante é acionado) e pode ter tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

Qual CNH precisa ter para dirigir um Romeu e Julieta: categoria C, se o semirreboque não tiver mais de seis mil quilos, categoria E se tiver; 2. Quanto custa um Romeu e Julieta: Os preços variam de R$ 18 mil a R$ 100 mil; 3.