Porque o nome cinco minutos?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Essa situação muda por conta dos cinco minutos do título. Esses cinco minutos se referem ao atraso do protagonista, que perde o ônibus. Tendo que tomar outra condução, conhece Carlota. No ônibus, ele se senta ao lado de uma mulher que tem o rosto coberto por um véu.

Só entrara naquele ônibus porque havia chegado cinco minutos atrasado. Sentou-se ao fundo, no banco ao lado do dela. Não a conhecia nem podia lhe conhecer, pois seu rosto estava escondido entre a volumosa seda que trajava. Mesmo assim, ali os dois iniciaram seu romance.

Resumo da obra
Ao mesmo tempo em que tenta levar o leitor a pensar que tudo é imaginário e faz parte das fantasias do autor, José de Alencar faz questão de narrar fatos verídicos da época, acontecimentos reais que marcaram o Rio de Janeiro no início do século.

O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental. Conseguimos realizar nossos propósitos economizando os minutos.

O tempo é um elemento de construção da narração e pode estar presente no seu texto como cronológico ou psicológico. Você precisa saber que o escritor tem todo o domínio sobre o tempo presente na narração. Isso faz toda a diferença para que você consiga desencadear os fatos da sua história.

3) O que faz Carlota querer evitar o narrador? R: A doença incurável da qual ela sofre a faz querer evitar o contato e se esconder.

No início, Carlota pareceu ser uma mulher misteriosa, por esconder seu rosto em baixo do véu, sempre deixando curiosidade no Protagonista, já quando eles se conhecem melhor, ela mostra ser uma educada, civilizada, um bela aparência física, só meio angústiada por causa da doença.

A TRILOGIA INDIANISTA DE ALENCAR - IDENTIDADE E MISCIGENAÇÃO
O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874) são romances históricos que constituem a trilogia indianista de José de Alencar, numa unidade reveladora da identidade brasileira, segundo a perspectiva do autor romântico.

O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.

As duas personagens principais, Carlota e o narrador, são personagens esféricas, pois são aprofundadas psicologicamente, e vão se transformando ao longo da história, principalmente o narrador-protagonista, que no início da história leva uma vida rotineira e fútil, mas que ao conhecer Carlota, prova do verdadeiro amor e ...

Cinco minutos

Ainda em 1856, publicou o seu primeiro romance conhecido: Cinco minutos. Em 1857, revelou-se um escritor mais maduro com a publicação, em folhetins, de O Guarani, que lhe granjeou grande popularidade.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

José de Alencar

José Martiniano de Alencar foi um escritor e político brasileiro. É notável como escritor por ter sido o fundador do romance de temática nacional, e por ser o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.

Personagens Principais

  • Jorge: Protagonista do romance, é um jovem órfão que acaba herdando a riqueza de seu pai e gastando-a com luxos. ...
  • Carolina: Também é protagonista do romance. ...
  • Dona Maria: Mãe de Carolina, mora com ela antes e depois do casamento da moça com Jorge.
  • Sr.

É um pequeno grande livro de bolso repleto de pensamentos que inspiram e alentam. Apresenta reflexões, pensamentos, conselhos curtos e penetrantes que auxiliam nas horas difíceis e, nos momentos leves, alegram e elevam a alma. Os temas são de serenidade, paz e harmonia.