Porque o nome capixaba?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Segundo a especialista linguística, Lilian Yacovenco, o capixaba tem suas marcas, mas não é caracterizado pelo sotaque. “O capixaba tem algumas marcas, mas preserva sua identidade. Apesar da proximidade com Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, o capixaba fala você ao invés de tu ou ocê”, declarou a especialista.

É o adjetivo pátrio que qualifica as pessoas nascidas na capital do estado do Espírito Santo (Vitória). As pessoas nascidas na cidade de Vitória no Espírito Santo são capixabas, as nascidas em outros municípios desse estado são espírito-santenses.

O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e das tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

A identidade linguística do capixaba não é mui- to reconhecida, o que contribui com a convicção de que não existe sotaque por aqui. Mas a verdade é que, quem é do Espírito Santo, tem sotaque sim. Mesmo não sendo muito nítido. É o que apontam estudos do projeto Português Falado na Cidade de Vitória (PortVix).

Assim como em nenhum país do mundo há uma região específica que não tenha sotaque próprio. Em quais estados do Brasil os habitantes quase não tem sotaque? A fala é … a fala.

Etimologia - No início da colonização capixaba surgiu o apelido canela-verde. A versão mais aceita é de que o apelido foi criado pelos índios para os primeiros colonizadores, porque existia uma grande quantidade de algas marinhas na costa capixaba que manchava as calças e a canela dos portugueses quando desembarcavam.

1 sinônimo da palavra capixaba: Principais sinônimos de capixaba: 1 espírito-santense.

Espírito Santo comemora 482 anos nesta terça-feira (23)

O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e das tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.

O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.

Há exatos 159 anos, desembarcavam no Espírito Santo os primeiros imigrantes pomeranos. O grupo era formado por 27 famílias, em um total de 117 passageiros. Eles eram agricultores e luteranos, que partiram de Hamburgo, na Alemanha, no navio Eleonor, em abril de 1859.

moqueca capixaba

Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.

No entanto, o muxá, que também pode ser conhecido como muxá capixaba, lelê, xerém doce ou doce de canjiquinha, pode ser apontado como um dos principais doces da região. Feito a base de canjiquinha, açúcar, coco e leite, assemelha-se ao cuscuz e possui a aparência de um bolo granuloso e úmido.

Congo capixaba é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito.