Porque o neutro é ligado ao terra?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 13 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro. A instalação monofásica é mais comum, por isso vamos utiliza-la como padrão.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência.

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

As concessionárias exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação e esta ideia de aterrar o chuveiro usando o neutro vem justamente do neutro ser aterrado pela concessionária, fazendo com que muitos eletricistas entendam que é a mesma coisa, mas não é!

A corrente atual ultrapassa em 57% a nominal, e dificilmente a tolerância do equipamento será tão grande. Fica claro o perigo de se trabalhar dessa forma, mas há também benefícios. Com a desconexão total das fases e do neutro, o equipamento desligado fica imune à surtos elétricos externos.

O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).

proibido para circuitos com carros menores que 10 milímetros e também para os circuitos de equipamentos portáteis pela norma fica claro que não se deve usar este método de aterramento para chuveiros o maior risco é a perda do neutro da instalação e neste caso o carro fase.

Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque. Mas tenha muito cuidado! Qualquer problema no circuito elétrico pode mudar esta condição e fazer com que o fio neutro conduza corrente mesmo sem estar ligado a um aparelho.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Tensões maiores do que 5 volts entre terra e neutro podem ter origem no tempo seco, onde o terreno perde a umidade e assim a resistência (em ohms) aumenta e consequentemente o nível de tensão sobe.

O neutro é um condutor que não apresenta tensão, ou seja, que não está carregado. Já a fase é um condutor que apresenta tensão ou diferença de potência, que pode ser de 127 volts ou de 220 volts. Enquanto isso, o retorno é um condutor utilizado nas instalações de iluminação, e liga o ponto de luz à tomada.

Para que serve o neutro? O neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.

Aterrar ou ligar alguma parte de um sistema elétrico ou circuito para a terra garante segurança pessoal e, geralmente, melhora o funcionamento do circuito. Infelizmente um ambiente seguro e robusto, em termos de aterramento, muitas vezes não acontece simultaneamente.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Se você trocar a ligação dos fios do chuveiro, corre o risco de levar choque. O fio terra colocado no neutro fica energizado e pode causar choque elétrico.