Porque o nariz fede por dentro?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.

Nariz ardendo pode ser consequência de diversos fatores, como clima seco, sinusite, rinite, mudanças climáticas, gripe ou resfriado, desidratação, dentre outras. Todas são condições bastante comuns do nosso cotidiano.

Rinossinusites, traqueobronquites, rinites infecciosas, doença do refluxo gastroesofágico e até gengivite crônica são causas frequentes de odor ruim na respiração. É necessário avaliação médica e exames para o diagnóstico correto.

5 Soluções naturais para Sinusite

  1. Limpar o nariz com água e sal. ...
  2. Tomar o chá de sálvia durante o dia. ...
  3. Comer uma sopa de gengibre à noite. ...
  4. Tomar suco de espinafre no lanche. ...
  5. Tomar suco de abacaxi.

Em alguns casos de sinusite, há um bloqueio desses orifícios de drenagem com consequente baixa ventilação e acúmulo de secreção dentro dos seios da face. Nestes casos, poderemos ter dores faciais mais intensas, secreção nasal mais escura e forte, dificuldade de sentir cheiro ou sentir um cheiro muito ruim no nariz.

Sinusite crônica
A dor nos seios da face e a febre, por exemplo, podem estar ausentes. O que mais chama atenção nesse caso é a tosse, que é o sintoma mais preponderante. Outro ponto a ser observado é a cacosmia (mau cheiro à respiração) que pode estar presente.

Fantosmia. Na fantosmia, também conhecida como alucinação olfativa, a pessoa sente um cheiro que não está presente. A mais frequente é a cacosmia, em que o indivíduo sente um odor desagradável, como de algo podre ou queimado, que não existe no ambiente, O cheiro também pode ser agradável, mas é mais raro.

Como fazer lavagem nasal? A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

Esse cheiro desagradável do pus, assim como esse paladar, podem ser indicativos de uma sinusite aguda. Nesse caso, você deve ser avaliado por um especialista - otorrinolaringologista ou até mesmo o pneumologista.

Suspeita-se de sinusite bacteriana quando a rinorreia purulenta persiste por mais de 10 dias juntamente com fadiga e tosse. Febre é incomum. Dor facial local ou desconforto pode estar presente. O exame nasal revela drenagem purulenta e deve descartar corpo estranho.

Catarro com cheiro ruim pode ser sinal de infecção
Para que seja transportado, o catarro deve ser um pouco espesso, mas a viscosidade em excesso pode indicar uma infecção. Geralmente, o muco não apresenta cheiro, mas a existência de bactérias pode provocar o surgimento de um odor leve.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Isso acontece porque o ser humano associa o mau cheiro ao que especialistas da Universidade da Pensilvânia chamaram de “aversão a indutores”, relacionados a comida, animais, produtos corporais, sexo, violações do corpo, higiene e morte.

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

Especialistas sugerem que muitas pessoas acham que estão com aquele cecê ou mau hálito, quando na verdade os outros não percebem cheiro nenhum nelas. Existe um distúrbio chamado Síndrome da Referência Olfativa, que é, basicamente, uma sensação falsa de que você está cheirando mal.

Cacosmia: sensação de odores desagradáveis que pode ser subjetiva quando só o indivíduo sente (sinusite purulenta) ou objetiva quando o indivíduo e outras pessoas sentem, como em tumores ou corpo estranho).

O que é? Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso é indicado o tratamento feito por um médico dermatologista.

Não, a Lavagem Nasal é segura! Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.