Porque o+ não é doador universal?

Perguntado por: amoreira6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Isso se deve ao fato de que esse tipo sanguíneo não apresenta aglutinina de nenhum tipo. É importante lembrar que esse tipo sanguíneo pode receber sangue de todos os outros tipos sanguíneos, mas pode doar somente para ele mesmo.

O sangue O, por sua vez, possui antígenos anti-A e anti-B não podendo receber transfusão de sangues tipo A, B ou AB. Pessoas com sangue O podem receber doação somente de sangue O. Por não possuir antígenos A ou B, o sangue O é o doador universal.

O tipo sanguíneo também é identificado pelo fator Rh positivo ou negativo. Cerca de 85% das pessoas têm Rh positivo. O tipo O- é considerado doador universal e o AB+ é o receptor universal, ou seja, pode receber sangue de qualquer um.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

“Portadores do A+ tendem a possuir índices elevados de fator VIII, uma molécula coagulante”, observa Osse. Ou seja, esses sujeitos estariam propensos aos perigosos trombos. Para piorar, ao menos em tese o coágulo também poderia bloquear uma artéria que irriga o coração.

Levando em consideração que o + é dominante e o - é recessivo, a combinação deles torna a probabilidade de um Rh- muito menos frequente que a do positivo, pois ambos os alelos têm que ser negativos.

Além disso, é preciso conhecer o tipo de sangue em relação ao fator RH, pois positivo pode doar para positivo, mas pode receber de positivo e negativo, porém quem tem sangue do tipo RH negativo, pode doar para positivo e negativo, mas só pode receber de negativo.

Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.

Sim. Pais com Rh positivo podem ter filhos/as Rh negativo. Pais com Fator Rh positivo possuem de 0 a 25% de chance de terem filhos/as Rh negativo. Isso se deve ao fato do Fator Rh ser um antígeno que é transmitido durante a concepção.

Meu tipo sanguíneo é O+ e o pai também. Qual será o tipo sanguíneo do nosso filho? Provavelmente O. Quanto ao Rh, é impossível saber sem saber a genotipagem dos pais, mas em teoria pode ser tanto negativo quanto positivo.

Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos: quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+), já quando não existe essa proteína, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-).

Por exemplo, as mulheres com o tipo sanguíneo AB, A, B ou O negativos devem redobrar a atenção na hora de ser mãe. Assim sendo, caso o parceiro tenha o fator RH positivo e transmita essa característica para o feto, é possível que o corpo da mulher crie uma rejeição ao próprio filho.

Adiantamos que, em alguns casos, é possível a mudança do tipo sanguíneo de uma pessoa, mas são situações raras e, na maioria das vezes, estão associadas com o aparecimento de algum câncer ou ao transplante de médula óssea. Além disso, recém-nascidos podem apresentar essa alteração.

Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.

Este conjunto de dados fornece alguma base científica para explicar porque as pessoas do tipo sanguíneo O seriam menos suscetíveis à COVID-19 e suas complicações, e porque pessoas do tipo sanguíneo A teriam maior risco de desenvolver COVID-19.

RH nulo: O que é o 'sangue dourado', o tipo sanguíneo mais raro do mundo - 19/01/2019 - UOL VivaBem.

Pais O+ e A+
Se a composição do sangue tipo A for dominante todos os filhos daquela pessoa terão o sangue tipo A, caso o outro genitor tenha o sangue tipo O. Se pelo contrário, a composição genética do genitor com sangue tipo A tiver também um gene recessivo, haverá a chance de 50% da criança ser do tipo sanguíneo O.

Entenda qual tipo sanguíneo os filhos podem herdar dos pais
Como explicamos, o filho receberá dois genes que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO, sendo um da mãe e outro do pai. Para descobrir as possibilidades do tipo sanguíneo de um filho, basta saber que os genes A e B são dominantes.