Porque o motor da XRE 300 esquenta muito?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
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Motor tem um sistema de arrefecimento prematuro, seu motor acaba super aquecendo, o que leva a uma queima e consumo maior de combustível, uma possível trinca do Cabeçote, uma falta de conforto quando está pilotando por algumas horas por esquenta muito as pernas da pessoa que está pilotando!

As motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios. De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir.

Honda XRE 300 – defeitos
O motor da Honda XRE 300 tem a fama de ser frágil demais. Logo nos primeiros exemplares, muitos proprietários da motocicleta e também da CB 300R (que usa o mesmo propulsor) reclamaram de problema de trincas e vazamento de óleo no cabeçote.

[Defeitos apresentados] •Apagão •Ignição parou de funcionar. Sistema de ABS parou de funcionar. Cilindro de Freio traseiro apresentou falha no funcionamento. [Comentários adicionais] Em geral dou um custo benefício de 8/10 para a Honda Xre 300 ABS, é uma moto confortável, forte, e que tem uma ótima frenagem.

3 – A XRE 300 vende bem
Assim, nunca ficou atrás das principais concorrentes da Yamaha, Lander e Tenere 250, até mesmo em seu ano de lançamento. Entre os destaques está o desempenho de 2014, quando vendeu mais de 37 mil unidades. Já 2021 marcou a retomada do modelo, emplacando quase 31 mil motocicletas.

Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer devido a problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Há ainda os defeitos na válvula termostática e bomba d'água.

Uma das causas mais comuns de superaquecimento do motor é o baixo nível do líquido de arrefecimento, que é responsável por manter o funcionamento do motor do carro dentro de temperaturas normais. Para solucionar esse problema basta encher o reservatório e evitar negligenciar os níveis no futuro.

O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador. O problema pode, sim, ser do radiador.

Motor fundindo
Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.

Em alguns carros apenas uma luz de emergência acenderá quando o motor estiver superaquecido. Neste caso, encoste o automóvel no estacionamento e aguarde até que o motor esfrie. Se houver fumaça, é mesmo um sinal de que ocorreu o superaquecimento do motor.

Sistema de refrigeração a ar
O óleo lubrificante é essencial para esse sistema, pois ele serve para reduzir o atrito entre as partes internas do motor e também para dissipar o calor. Existem até mesmo modelos, como a Honda CB 250 Twister, que contam com um radiador de óleo para ajudar a resfriar o lubrificante.

Os ajustes no motor foram realizados para as versões 2016 e os problemas de cabeçote se encerraram. Um alívio para a montadora, pois quase que o japoneses ficaram sem seus dois modelos 300, pois a Honda CB não foi atualizada e deixou o mercado. Apenas a XRE se safou do fim.

Quanto tempo dura o motor de uma moto
Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos. Esse prazo pode aumentar se a moto for de alta categoria e o dono respeitar os prazos de manutenção e revisão.

Outra grande vantagem da XRE 300 é que esse modelo tem seu centro de gravidade bem distribuído, proporcionando um melhor manuseio na hora da pilotagem, além de apresentar também uma posição mais elevada no assento, que melhora o conforto do piloto e do garupa nas viagens mais longas e na rotina diária.

Motor: 300 cm³ DOHC, Monocilíndrico de 4 tempos e Flex. Potência Máxima: 25,6 cv. Velocidade Máxima: 130 km/h.

Na indisponibilidade do óleo genuíno Honda você poderá usar também o óleo recomendado Mobil Super Moto Authentic 10W-30.

O velho e conhecido problema no cabeçote da Xre 300.

A XRE 300 é uma motocicleta on-off-road fabricada pela Honda. Começou ser produzida no Brasil em 2009, substituindo tanto a Tornado 250 quanto a NX4 Falcon. A moto apresentou problemas mecânicos como vazamentos de óleo e trincas no cabeçote do motor, que os proprietários atribuíram a defeitos estruturais.

Coloque o carro em ponto morto e gire o motor.
Assim, o motor vai fazer o ar circular mais rápido, diminuindo a temperatura do líquido de arrefecimento e amenizando a situação. Se você estiver em um trânsito intenso, use essa estratégia para usar o motor sem fazer o veículo andar.