Porque o Mobral foi criado?

Perguntado por: igil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Vinculado ao ministério da educação, ele tinha por objetivo ocupar os espaços de alfabetização e educação de adultos anteriormente preenchidos por programas ligados aos movimentos sociais ou ao governo derrubado em 1964.

A formação humana dos sujeitos: Mobral e em Paulo Freire
movimento, denotamos um processo educacional, nesse caso a al- fabetização, intensamente vinculada a um caráter mecanicista que se consolidava nesse período ditatorial, cuja formação do sujeito resumia-se no homem como profissional.

Paulo Freire e a criação do Mobral. No começo de 1964, o educador Paulo Freire começava a implantar no País um revolucionário método de alfabetização de adultos. O mero beabá não era tudo para ele.

O Mobral durou 15 anos - foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney - e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil. Diplomou apenas 15 milhões dos 40 milhões de brasileiros que passaram pelas suas salas, diminuindo em apenas 2,7% o índice de analfabetismo no País.

Nesse cenário, em 1967 cria-se o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Seu objetivo era acabar com o analfabetismo no Brasil e isso deveria acontecer no prazo de 10 anos. Resposta: Resposta correta é I, II e IV.

O Mobral, que durou quase duas décadas, foi um dos programas de educação mais caros que o Brasil já teve, mas que fracassou, especialmente porque seus objetivos eram ideológicos e não condiziam com a realidade da EJA.

Apesar da Lei 5.379/67 ter sido aprovada em 15 de dezembro de 1967, regulamentando o Plano de Alfabetização Funcional e Educação Continuada de Adolescentes e Adultos, o MOBRAL iniciou de fato suas atividades em 1970. Então, a partir de 1970, o MOBRAL buscou alcançar todo o território brasileiro.

MOBRAL |mòbrál|
Acrónimo de Movimento Brasileiro de Alfabetização.

Alguns exemplos: Programa de Educação Integrada (1971), Programa de Desenvolvimento Comunitário (1972), Programa Cultural (1973), Programa de Profissionalização (1974), Programa de Educação Comunitária para a Saúde (1976), Programa Tecnologia da Escassez (1977), Programa de Educação Comunitária para o Trabalho (1978), ...

14- “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.” 15- “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” 16- “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

Paulo Freire (1987) afirma que a concepção problematizadora reforça a mudança, uma vez que o educador desenvolve o saber com os educandos, e este com o educador, não mais a serviço da opressão, mas da libertação.

Questão 3 Em 1970, contexto do regime militar, foi criado o Mobral, no lugar do Plano Nacional de. Alfabetização.

Gabarito: O MOBRAL e o ensino supletivo reforçavam uma perspectiva de educação compensatória e aligeirada para os adultos.

5.379, de 15 de dezembro de 1967, passa a denominar-se Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos - Educar, com o objetivo de fomentar a execução de programas de alfabetização e educação básica destinados aos que 11 Page 14 não tiveram acesso à escola ou que dela foram exclu (dos prematuramente.

O PROJETO EDUCAR tem a finalidade de incentivar e fomentar a formação continuada e a qualificação profissional de jovens, adultos e filhos de colaboradores. Visa a melhorar as condições de vida e oferecer acessibilidade ao mercado de trabalho.

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pela Cia. DPaschoal. Desde 1989 acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica.

Baseado no lema, "ainda por amor às crianças é que devemos educar adolescentes e adultos" pretendia com o atendimento dos adultos elevar o nível de vida das crianças. Razões de ordem nacional e internacional permitiram o aparecimento dessa Campanha.

Década de 70 O MOBRAL expandiu-se por todo o território nacional, diversificando sua atuação. Das iniciativas que derivaram desse programa, o mais importante foi o PEI – Programa de Educação Integrada, sendo uma forma condensada do antigo curso primário.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

O Mobral foi uma modalidade de ensino nos moldes do supletivo. Criado pelo regime militar em 1967 permaneceu ativo até os anos 80. A função do Mobral era basicamente proporcionar a alfabetização e letramento a pessoas em idade acima da idade convencional escolar.