Porque o meu fardo é leve?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos. À mulher que foi apanhada em adultério, Ele disse: “Nem Eu também te condeno: vai-te, e não peques mais”.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

O jugo leve é a observação da lei divina trazida por Jesus. O mestre veio para os pecadores, aqueles ainda dominados pelo egoísmo e pela ilusão. Sofrer faz parte do processo de evolução moral em busca da harmonia e da paz.

O jugo equilibra a carga, tornando-a mais fácil de ser levada. Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.)

No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

As dependências químicas, ou seja, os vícios em substâncias psicoativas como álcool, drogas, tabaco, são fontes de fardos que carregamos e fazemos as pessoas à nossa volta carregar, porque familiares e amigos acabam tendo que lidar com os efeitos da dependência no convívio.

Dicas Para Transformar um Fardo Pesado em Aprendizado

  1. 1 – Entenda o Impacto do Fardo Sobre Você ...
  2. 2 – Descubra a Mudança Que Deseja Para a Sua Vida. ...
  3. 3 – Busque a Superação e Não o Esquecimento. ...
  4. 4 – Acredite na Sua Capacidade e Tenha Fé ...
  5. 5 – Transforme o Fardo em Bagagem.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

2 Levai as acargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se alguém supõe ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não em outrem.

Jesus inicia seu convite dizendo: “Vinde a mim”. Essa expressão traduz um vocábulo que significa literalmente “venha aqui”. Em outras palavras, Jesus literalmente diz: “Venham aqui, a mim”.

São Espíritos superiores, encarnados com o objetivo de fazer a Humanidade progredir.

julgo Julgo vem do verbo julgar. O mesmo que: sentencio, adivinho, avalio, conjecturo, determino, imagino, pressinto, pressuponho,... jugo s.m. Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois à carroça ou ao arado; canga.

Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

Conforme instruído pelo Senhor, Jeremias fez um jugo e colocou no pescoço. Um jugo é algo que se coloca no pescoço para carregar fardos. O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão. Jeremias ensinou ao povo que Judá e as nações vizinhas ficariam sob o “jugo” da Babilônia.

1º dia: Deus criou a luz. Separou a luz da escuridão. Chamou a luz de dia e as trevas de noite. 2º dia: Deus separou as águas do mar e o céu, ao que chamou de firmamento.

O jugo era o cativeiro para o qual eles seriam levados, lá na Assíria; então o profeta usa uma figura de linguagem comparando Israel a um boi gordo que quebra o seu jugo, ou seja, as suas cangas ou sua carga e se liberta, Deus os abençoaria de tal maneira que os traria de volta para a terra de Israel e assim o jugo do ...

Se o propósito de nosso jejum for a busca de maior eficácia para ensinar o evangelho e servir ao próximo em nossos chamados da Igreja, por certo estaremos empenhados em '[desfazer] as ataduras do jugo' [ou seja, aliviar os fardos] das pessoas.

Quando deixamos a vida do próximo mais cinzenta, é ai que nos tornamos um fardo. O peso está na mágoa, tristeza, decepção que plantamos no coração das pessoas próximas a nós. Por isso, nos faria bem neste Natal analisarmos nossa vida e ver se não nos tornamos um fardo na vida de alguém.

Fardo é uma espécie de bloco que tem por finalidade a decoração ou ajudar no desenvolvimento animal, seja na produção ou no crescimento. Na produção animal, o uso do artefato é interessante por manter ou impulsionar sua saúde e vida. Em época onde a seca prevalece, o campo todo fica sem nutrientes para os bichos.