Porque o meu benefício ainda está em análise?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Benefício em análise significa que o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado. Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento.

Neste caso, procure um advogado previdenciário para que ele, a partir das particularidades do seu caso, elabore a estratégia mais adequada para evidenciar o seu direito à concessão do benefício.

Para acelerar o processo de análise e aprovação da revisão, é importante enviar a documentação completa e correta ao INSS. Além disso, é possível acompanhar o andamento do processo pelo site ou aplicativo Meu INSS, evitando atrasos por falta de informação.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Quem está com um processo administrativo atrasado pode fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS. É simples. Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”.

30 dias

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na sua carta de concessão.

Pontos importantes sobre a perícia do INSS
O empregado pode, sim, retornar ao trabalho antes da perícia inicial, mas isso não é uma obrigatoriedade. Trata-se de uma possibilidade caso este já esteja recuperado, com alta médica e devidamente apto para o trabalho.

é uma sentença negativa para o INSS nesse caso dentro do processo Porque o juiz está vendo que o INSS não tem interesse algum de se manifestar ou avaliar realmente a situação de segurado no caso de uma incapacidade então perde quem não se manifestou.

A lei diz que o prazo máximo é de 30 dias para o INSS dar uma resposta sobre o pedido de benefício ou revisão. Caso seja necessário, pode ser prorrogado por mais 30 dias. No entanto, na grande maioria das vezes, o INSS não cumpre esse prazo-limite, causando a demora excessiva do retorno para o solicitante.

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

O segurado tem a opção de ligar para o INSS, usando para isso a central de atendimento 135, que é o contato telefônico da Previdência. Nessa modalidade de acesso, também vai precisar do CPF.

Esse termo significa que o seu requerimento feito à autarquia foi concedido, então você tem direito ao benefício pleiteado.

Qual o WhatsApp do INSS? Não. O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

Central 135 do INSS
Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.