Porque o médico pediu uma tomografia?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O médico pode recomendar uma tomografia computadorizada para ajudar a: Diagnosticar distúrbios musculares e ósseos, como tumores ósseos e fraturas Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo sanguíneo. Orientar procedimentos como cirurgia, biópsia e radioterapia.

médicos radiologistas

Todas as Tomografias computadorizas, incluindo a do tórax, são realizadas por médicos radiologistas; para isso, você deve estar com uma solicitação médica.

Quando ele adentra na máquina, os detectores de raios X são acionados, captando imagens de diversas partes do corpo e de diversos ângulos. As imagens obtidas expõem os órgãos internos como se o organismo tivesse sido cortado em fatias.

Antes do exame, o paciente será orientado a trocar sua roupa, por um roupão de algodão, assim como a tirar qualquer objeto que contenha metal, como sutiã, joias, brincos, piercings e cinto, que possam interferir com a imagem.

Por exemplo: em uma tomografia de cabeça, a dose de radiação equivale à de 100 radiografias e corresponde à radiação absorvida do ambiente em 243 dias. Já o exame de abdômen é equivalente a 350 radiografias e a 3,3 anos de exposição natural.

O laudo de tomografia como resultado do exame de tomografia computadorizada. No momento em que o radiologista interpreta as imagens geradas pelo equipamento de tomografia, ele descreve detalhadamente as alterações encontradas na forma de um texto técnico, que chamamos de laudo de tomografia.

Na TC abdominal, o médico tem acesso a imagens de estruturas como intestino, pâncreas, fígado, rins, vesícula biliar e baço. O exame é rápido, simples, indolor e não invasivo, além de custar menos do que outros procedimentos semelhantes, como a ressonância magnética.

Não existem contraindicações absolutas para o uso de tomografia. No entanto, por se tratar de método com uso de radiação ionizante, em alguns casos (como em gestantes), o estudo pode ser contraindicado, caso exista outro método que forneça informações diagnósticas similares sem o uso de radiação.

Muito embora não existam muitos estudos associando TC e risco de câncer, é possível estimar o risco de câncer induzido por esse exame a partir das doses que chegam aos diferentes órgãos e os dados de incidência e morta- lidade por câncer dos estudos com sobreviventes de bomba atômica e acidentes radioativos.

Na Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131, também chamada de PCI, o exame é feito para pacientes que apresentaram câncer, para avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Precisão das imagens
Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos. É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos.

Basicamente, o aparelho de tomografia ou tomógrafo combina um tubo giratório a feixes de raios X para produzir um tipo de fotografia interna da área observada. Enquanto o equipamento de ressonância se vale de um campo magnético e ondas de rádio para provocar reações nos átomos de hidrogênio, captando as imagens.

Quanto tempo demora um exame de tomografia do crânio? Você talvez lembre que, entre os benefícios da TC de crânio, mencionei a rapidez. E, de fato, ele é bastante rápido. O exame pode durar de 10 a 30 minutos, dependendo de fatores como a administração de contraste e a idade do paciente.

Tradicionalmente, os pacientes são orientados a não comer antes dos exames de imagem com contraste para evitar reações adversas, como náuseas e vômitos, que são comuns.

Preparo do exame de tomografia
O preparo varia de acordo com a região do paciente a ser examinada. Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino.

A mulher em amamentação ou menstruada pode realizar o exame sem qualquer tipo de limitação.