Porque o médico pediu colonoscopia?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Geralmente, o médico indica este exame quando o paciente apresenta alguma sintoma relacionado ao intestino, caso de uma alteração no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes ou dor abdominal. Uma outra indicação é para a prevenção do câncer de intestino, mesmo para pessoas sem sintomas.

A colonoscopia pode ser solicitada por um clínico geral, gastroenterologista, proctologista ou oncologista. E o médico que faz a colonoscopia é um gastroenterologista ou endoscopista. A preparação para a colonoscopia começa 48 horas antes, com uma verdadeira limpeza no intestino.

O paciente deve se submeter ao exame de Colonoscopia a partir dos 50 anos de idade. Porém, indivíduos com parentes de primeiro grau (irmãos, pais e filhos) que tiveram câncer colorretal devem iniciar os exames de prevenção aos 40 anos ou 10 anos antes da idade em que ocorreu o câncer do seu familiar.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Isso acontece porque este exame permite a remoção de lesões pré-malignas (pólipos) e a detecção de tumores em estágios mais precoces. A maioria dos cânceres do cólon e do reto surge a partir de adenomas, que são pólipos encontrados na superfície da parede intestinal.

Quando e quem deve fazer a colonoscopia
Pessoas com suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto, como úlceras, colite, câncer colorretal, pólipos intestinais, doença de Crohn, retite ou síndrome do intestino irritável.

Quais as causas de pólipos? Existem diversas causas para o surgimento de pólipos. No caso de pólipos intestinais e anorretais, por exemplo, o paciente pode apresentar os pólipos devido a condições como a Doença de Crohn, mas também por outros fatores de risco, como excesso de peso, diabetes e alimentação inadequada.

– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

Não. A realização de Colonoscopia em ambiente hospitalar (sem internação) é segura. O procedimento em pacientes até 12 anos é realizado com o acompanhamento de médico anestesiologista.

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.

O valor do exame de colonoscopia pode variar de R$400 a R$ 700, dependendo da região do país, da clínica onde é realizada e do procedimento que será feito.

A alteração do hábito intestinal nos primeiros dias pós colonoscopia é normal. A saída de muco pode ser decorrente desta ileite que precisa ser investigada para definir o tratamento específico (conservador, antibioticos, corticoides, imunossupressores)....

Vai depender de como era seu trânsito intestinal antes. Até pode ocorrer, mas não podemos considerar normal. É provável que com sua alimentação diária o intestino volte a funcionar logo, mas seu médico precisa estar ciente!

Após 2 a 3 horas, irá evacuar muitas vezes (diarreia), até as fezes se tornarem líquidas, amareladas e sem resíduos (pronto para o exame).

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.