Porque o mar tem marés?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

As marés são geradas pelos astros, principalmente a Lua e o Sol, por isso são chamadas de marés astronômicas. A Lua atrai a superfície do oceano formando uma elevação de água em sua direção. Por outro lado do planeta, a força centrípeta resultante do movimento da Terra gera uma outra elevação na direção oposta.

A massa lunar também influencia o eixo de rotação da Terra. Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra.

Para onde vai a água quando a maré está baixa? Para algum outro lugar do planeta em que ela esteja alta. A quantidade de água nos oceanos permanece constante.

Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.

Esse “poder” da Lua é a força gravitacional que ela exerce sobre todos os objetos na Terra, mas, com a água, isso é muito mais visível. Quando a Lua gira em torno de nosso planeta, atrai a Terra para si – como se estivesse “puxando” – e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas.

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.

Normalmente ocorrem dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa ao longo de um dia. O intervalo entre a maré alta e a maré baixa é de aproximadamente 6 horas.

Durante as fases de quarto crescente e quarto minguante, ao contrário, os efeitos se restam e obter maré de menor amplitude (coeficiente de marés mais baixo), denominadas marés mortas.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre.

É principalmente por causa da gravidade lunar que a água dos oceanos da Terra se acumula no lado do planeta mais próximo da Lua e naquele mais afastado dela, criando as marés altas; enquanto isso, entre elas, ocorrem as marés baixas.

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar à costa, o mar recua de acordo com a força das ondas que estão por vir.

Às 10:00 horas, a maré em Sali- nópolis estará vazando.

A maré baixa ocorre à tarde, o que já indica lua minguante ou crescente, quando a maré não seca o suficiente para proporcionar um bom passeio. Mesmo que você encontrasse um operador de passeios nesses dias, o passeio aconteceria com sol baixo, tanto no fim da tarde (depois das 16h) quanto cedo demais (antes das 6h).

Vídeos que mostram o mar recuando em uma praia de Maceió (AL) têm sido compartilhados com a informação falsa de que isso representaria risco de tsunami no Brasil.

São Vicente

Em uma praia de São Vicente, o mar recuou e deu a impressão para os moradores que o mar tinha "sumido". Alguns barcos encalharam.