Porque o mar fica calmo à noite?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.

O período da onda de maré - que é o tempo entre duas marés cheias sucessivas - gira em torno de 12 horas e 24 minutos. Isso significa que, quando a maré está toda alta, demora cerca de 6h12 para ela ficar toda baixa, e mais 6h12 para ela estar toda alta novamente, e assim sucessivamente.

O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho.

A maior frequência de extremos climáticos tende a aumentar a intensidade dos ventos e, por consequência, também pode influenciar na energia das ondas. Somado a isso, o aumento do nível médio do mar, mesmo pequeno, permite um maior alcance das ondas, especialmente durante as ressacas.

Praia Grande

Praia Grande, Arraial do Cabo (RJ)
A água é considerada uma das mais claras e geladas do Brasil por conta do fenômeno da ressurgência. Ou seja, mesmo no verão de 40 graus, a água pode estar trincando!

Alguns dos fatores que influenciam essa condição da água são, a geomorfologia íngreme da plataforma continental, além da direção, intensidade e duração dos ventos nesta região, que são predominantemente de Nordeste. Tais fatores provocam a ressurgência das águas frias e profundas do Atlântico.

Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.

No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar. Quando o mar está calmo, a tendência é que sua superfície siga o mesmo caminho.

PRAIA DA FERRADURA | BÚZIOS, RJ
Essa característica faz com que seu mar seja bem calmo e quase sem ondas, ideal para quem quer relaxar e para a prática de Stand Up Paddle, caiaque, pedalinho e entre outras atividades aquáticas. A água azul e cristalina é o toque que faltava para completar a paisagem incrível.

O afogamento se dá porque pulmões não retiram oxigênio da água, apenas do ar. A água, no afogamento, impede que o ar chegue aos pulmões, e, consequentemente, às hemácias, o que causa a morte por asfixia celular. Porque a água afoga o pulmão.

Saber nadar não é uma exigência à prática do mergulho autônomo recreativo. Ainda que você esteja a alguns metros submerso na água, você não precisa saber nadar para mergulhar.

Recomendamos não banhar-se no mar no período noturno. Você fica invisivel ao guarda-vidas e a todas as pessoas e se precisar de ajuda não haverá ninguém. Banhe-se de dia e em locais com guarda-vidas. Diversão e retorno ao seu lar com segurança mais garantidos.

o Oceano Pacífico

Curiosidades sobre o Oceano Pacífico
Apesar do nome, é um oceano com águas turbulentas e perigosas para navegantes amadores. Possui entre 25 e 30 mil ilhas, muitas ainda desconhecidas e inabitadas.

As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.