Porque o mar faz barulho?

Perguntado por: ipimenta5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Com seu interior semelhante a um labirinto em espiral, a concha funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito apenas parecido com o barulho do mar. Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é a soma dos vários ecos gerados dentro da concha.

As variações da pressão do ar provocadas pelo som provocam uma reposta sensitiva no sistema auditivo e traduzem a intensidade do som. O nível sonoro é a escala que relaciona a intensidade de um som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir.

Mas por que retirar as conchas da praia é algo nocivo ao meio ambiente a ponto de ser crime ambiental? A resposta está na principal substância que compõe a concha, o carbonato de cálcio (CaCO3), vital para a manutenção de todo o ecossistema marinho.

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo.

Nomeado como Solaropsis caperata, o caracol foi caracterizado pela aparência enrugada da concha, que apresenta uma coloração e formatos diferentes dos tradicionais vistos em espécies já identificadas pela ciência.

Concha encontrada no fundo do mar tinha entre 405 e 410 anos de idade.

Conhecida como teredo-gigante (Kuphus polythalamia), a "rara e enigmática" espécie passa sua vida protegida por uma concha tubular, parecida com um dente de elefante, e com sua cabeça submersa na lama, da qual se alimenta.

Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma.

A velocidade do som no ar, ao nível do mar, em condições normais de pressão e com temperatura de 20 ºC é de 343 m/s, que corresponde a 1234,8 Km/h. Já a velocidade do som na água, a uma temperatura de 20 ºC, é de 1450 m/s, o que corresponde a cerca de quatro vezes mais que no ar.

“Geralmente, quem tem zumbido no ouvido em ambiente silencioso descreve o ruído como um apito, uma cachoeira, uma cigarra, um grilo e outros sons contínuos. Nesses casos, os participantes ouviram vozes de pessoas, bebês chorando e latidos de cachorros”, explica a cientista.

Sustentabilidade: saiba o que não fazer na praia

  1. Coletar conchas é prejudicial ao meio ambiente. ...
  2. Trazer o cachorro: é preciso seguir regras. ...
  3. Tocar nos corais: doenças podem matar o organismo. ...
  4. Alimentar os peixes causa desequilíbrio ambiental. ...
  5. É necessário ter atenção na fórmula do protetor solar.

Muito bela e muito rara, a porcelana-dourada (Cypraea aurantium) é uma das conchas mais desejadas pelos coleccionadores. O seu habitat localiza-se no lado de fora dos recifes do Sudoeste do Pacífico, desde as Filipinas às Ilhas Salomão e Fidji.

Não. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, restos de conchas, corais, estrelas-do-mar e outras carapaças servem de abrigo ou substrato para outros organismos; portanto, não colete esses materiais em nenhuma situação -nem para guardar de lembrança. Também é irregular ter joias e peças de decoração com corais.

Os animais que podem provocar acidentes nas praias são os ouriços-do-mar, as águas-vivas e caravelas e alguns peixes venenosos como os bagres e, mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. Outros peixes podem causar traumatismos graves, como os tubarões ou moréias, em situações ainda mais raras.

Vespa-do-mar
Original da Austrália, esta medusa é considerada o animal mais letal do mundo. Apesar de ter um tamanho grande, é praticamente transparente na água. Qualquer parte de seus tentáculos podem picar, através dos milhões de nematocistos, injetando uma grande quantidade de veneno nas vítimas.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares.