Porque o mancal quebra?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Podem ser: ajustes incorretos da máquina, do eixo e da caixa de mancal; assento defeituoso do rolamento; desalinhamento; método de montagem inapropriado; excesso de tensão elétrica; manuseio e armazenagem irregulares; etc.

A falha de rolamentos pode acontecer por uma variedade de fatores, dentre eles, podemos destacar a reação com métodos inadequados de lubrificação – ou, em alguns casos, a falta de lubrificação – a deterioração da gaiola, o superaquecimento do componente, dentre outros.

Basicamente, a função do mancal é servir de apoio para eixos girantes e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante. Tenha em mente ainda que os mancais estão sujeitos às forças de atrito devido à rotação do eixo.

  1. Defina um plano de manutenção estratégico para os mancais. Você já deve estar cansado de saber que uma ação só tem êxito se tiver sido planejada com cuidado e atenção. ...
  2. Analise as condições físicas da peça. ...
  3. Observe os atritos e os níveis de lubrificação. ...
  4. Sempre verifique e siga as normas de segurança.

Confira 6 pontos importantes sobre a manutenção de mancais

  1. Crie um cronograma inteligente de manutenções de mancais. ...
  2. Siga as normas de segurança. ...
  3. Verifique as condições físicas do componente. ...
  4. Confira os níveis de lubrificação dos mancais. ...
  5. Conheça os principais tipos de mancais. ...
  6. Entenda a manutenção básica em mancais.

Nos processos de recuperação de mancais de rola- mento, o mais importante é a preparação das superfíci- es que deverão estar compatíveis com as especificações dimensionais dos fabricantes, incluindo as rugosidades especificadas.

Mancais Hidrodinâmicos: Os mancais hidrodinâmicos são produzidos em material de alta resistência e possuem uma fina camada de óleo lubrificante entre o eixo e a bucha. Evitando assim o atrito, ideais para altas velocidades e cargas elevadas.

A durabilidade do rolamento está atrelada ao tipo de uso do automóvel, rolamentos de roda duram em média 100 mil km em estradas e ruas com boas condições, vai depender muito das condições que o veículo trafega. É recomendada uma inspeção em caso de uso severo a cada 15 mil km rodados.

Os sinais mais perceptíveis de um rolamento do pinhão defeituoso em um veículo são: Ruído de zumbido: esse barulho durante a aceleração ou desaceleração em várias velocidades são em razão do rolamento do pinhão desgastado, isso porque ele gira várias vezes mais rápido do que o conjunto do suporte do veículo.

Patinação, tranco e impactos por conta do excesso de carga são alguns dos motivos que podem danificar o eixo diferencial. O complexo sistema de engrenagens do eixo diferencial requer alguns cuidados na hora da manutenção. Localizado no eixo traseiro, o diferencial serve também para suportar parte do peso do veículo.

Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.

A primeira e principal característica que diferencia esses dois tipos de rolamentos é simples: o seu formato. Enquanto os mancais de deslizamento possuem elementos deslizantes que podem, ou não ser planos, os mancais de rolamento contam com elementos esféricos rolantes.

O que considerar na hora de escolher um mancal para rolamento?

  1. Tamanho do arranjo;
  2. Cargas aplicadas;
  3. Rotação;
  4. Meio Ambiente – Alta, média ou baixa contaminação;
  5. Espaço disponível (principalmente para futuras manutenções preventivas).

Muitos rolamentos devem ser relubrificados com pequenas quantidades de graxa entre os intervalos de lavagem. A melhor forma de fazer isso é com uma pistola graxeira de baixa pressão. Se as vedações estiverem em boas condições, a quantidade de graxa é pequena e a aplicação esporádica.

Mancais de esferas radiais são projetados para suportar forças perpendiculares à direção do eixo, ou cargas radiais. Alguns mancais de esferas são capazes de resistir a carga radial e axial aplicada sobre o eixo. Esses mancais de carga axial e radial funcionam por contato angular axial.

Para exercer corretamente a sua função de lubrificação, um bom óleo para rolamento também deve possuir uma aditivação antiespuma, de extrema pressão e antioxidante para evitar que a corrosão que venha a danificar as superfícies dos componentes do sistema.

Os mancais monobloco foram projetados para serem montados com os rolamentos de fixação (abaulados). Os mancais bipartidos são produzidos de ferro fundido, mas também existem algumas execuções especiais que são fabricadas em aço ou ferro fundido nodular.