Porque o mamão solta leite?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Você sabia? 05/09/2019 - O látex encontrado no mamão (principalmente na casca) contém uma enzima proteolítica chamada papaína, que tem funções bactericidas, anti-inflamatórias e bacteriostáticas (impede a proliferação de determinadas bactérias), além de ser usada em medicamentos para auxiliar a digestão.

A alergia a esses alimentos pode causar sintomas como urticária, vermelhidão na pele, inchaço, coceira, edemas em volta dos olhos, náuseas, queda da pressão arterial e até anafilaxia, o que pode levar à morte.

A papaína é encontrada em maior parte no fruto verde, porém a quantidade depende de sua espécie. Pode ser extraída também através das folhas, talos e sementes do fruto, exceto as raízes.

Modo de preparo:
Cortar o mamão, picando-o em cubos e colocar no liquidificador. Pode-se usar ou descartar as sementes do mamão. Adicionar o leite ou bebida vegetal e bater por 3 minutos.

Quem tem intolerância a frutose não deve consumir frutas, visto que este é o principal açúcar delass.

Mamão não pode ser consumido à noite - MITO
A fruta pode sim ser consumida na parte da noite, pois auxilia na digestão e é uma opção mais leve para encerrar o dia. O grande diferencial da fruta é que ela possui a enzima papaína, conhecida justamente por ajudar na quebra de partículas de gordura, auxiliando na digestão.

Se a pessoa começar a comer mamão verde todo dia, essa ingestão exagerada pode causar um problema intestinal ou algo do gênero, porque há no látex algumas substâncias que possivelmente afetam a nossa flora microbiana.

O fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como mamão, figo, banana, abacate, kiwi e melão, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da Hevea brasiliensis – a famosa seringueira.

Quais são as frutas que provocam mais alergias?

  • Cucurbitáceas: pepino, melão, melancia…
  • Dilináceas ou actinidiaceae: o kiwi.
  • Musáceas: a banana.
  • Rutáceas: toranja, laranja ou limão.

Principais sintomas

  • Alteração do ritmo intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
  • Vômitos ou regurgitações;
  • Cólicas frequentes;
  • Fezes com presença de sangue;
  • Vermelhidão e coceira na pele;
  • Inchaço dos olhos e lábios;
  • Tosse, chiado ou falta de ar;
  • Dificuldade para o ganho de peso.

Além de ser usada como desbridante, a papaína possui ação antiinflamatória, atuando na contração e junção de bordos de feridas de cicatrização por segunda intenção(3), podendo ser usada nas diversas fases de cicatrização, com diferentes concentrações de acordo com o tipo de tecido da ferida(5).

O mecanismo de ação da papaína é como desbridante químico, facilitando o processo cicatricial. Tem ações bacteriostáticas, bactericidas e anti-inflamatórias e proporciona alinhamento das fibras de colágeno, promovendo crescimento tecidual uniforme.

Efeitos Adversos. Sensação de queimadura. O exsudado liquefeito da digestão enzimática pode irritar a pele. Lavagens e limpeza freqüente da área ao redor da lesão pode aliviar o desconforto.

A lavagem em água corrente ajuda a garantir a saúde dos olhos. Caso o acidente seja composto por algum tipo de contato com um produto químico, o ideal é fazer a lavagem em água corrente. Ela deve estar em temperatura fria e o processo deve durar cerca de 15 minutos.

Segundo a especialista, o mais importante, nesses casos, é lavar os olhos rapidamente. "Se tiver soro fisiológico, melhor ainda. Caso contrário, pode ser água da torneira mesmo.

Como qualquer fruta, o consumo em excesso pode elevar muito o nível de frutose e, com isso, contribuir para o ganho de peso. O mamão em excesso também tem efeitos laxativos, o que leva a perda de minerais importantes no corpo, além de desidratação.