Porque o louro fica gritando?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os papagaios vocalizam por diversas razões. Eles podem gritar para cumprimentá-lo ou para chamar o seu "bando" de volta para casa (mesmo quando o animal for o único papagaio da casa). Em alguns casos, eles gritam quando estão animados ou entediados demais, em outros, por estar barulho ou silêncio demais na casa.

Também conhecida como clamidiose, é uma doença de papagaio causada por uma bactéria chamada Chlamydophila psittaci. Ela acomete aves e mamíferos, inclusive o homem, sendo considerada a principal zoonose que as aves podem nos transmitir. Os sintomas ocorrem geralmente em aves estressadas.

Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.

Reflexo natural
Esse comportamento, segundo especialistas, pode demonstrar emoções do pet. Essa é a forma que eles expressam suas necessidades, frustrações e alegrias. E, apesar de aprenderem palavras e frases, essas aves não “aprendem” a gritar, este é um reflexo natural da espécie.

O canto dos pássaros é, geralmente, um galanteio feito pelo macho para atrair fêmeas para reprodução.

Você não deve se esquecer de recompensar seu papagaio quando ele tem um bom comportamento. Quando a ave se comportar bem, é fundamental que você a retire da gaiola, faça carinhos na cabeça do papagaio e brinque um pouco com ele, assim a ave irá saber que esse comportamento é o correto.

Mas os papagaios não gostam apenas de brinquedos de madeira, papagaios amam espelhos, por isso é sempre uma boa idéia ter um ou dois espelhos pendurados em sua gaiola para que eles possam admirar a si mesmos quando quiserem. Ver para crer! 2. Quando você não estiver em casa, deixe o rádio ou a TV ligados.

Características do período reprodutivo
A temporada de reprodução acontece entre setembro de um ano a fevereiro do ano seguinte, podendo se estender até março, para algumas espécies.

O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.

“Quando doente, a ave diminui a atividade, fala menos, e fica mais encolhida e com penas arrepiadas. Na natureza, o papagaio é considerado uma presa.

sete horas

Ele costuma dormir às sete horas da noite e acorda com o nascer do sol. Outra providência importante é fazer a poda das penas. Todas as aves da família dos psitacídeos voam, por isso, os biólogos recomendam o procedimento para evitar a fuga.

E o amor é tanto entre eles que se torna notório a qualquer observador. Uma característica comum dessas aves são as trocas diárias de carinho, momento em que um indivíduo acaricia a cabeça e pescoço do outro, ou, arrumam mutuamente as penas.

Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.

Segundo os pesquisadores, músicas pop e rock são apreciadas pelas aves, enquanto que a música eletrônica pode deixar os papagaios angustiados, com medo e avessos à qualquer movimento de dança.

Esta pode ser demonstrada como apatia e/ou estresse, que geralmente estão associados e são confundidos com sinais clínicos de doenças, como perda de apetite, penas eriçadas, alterações nas fezes, agressividade, mudanças de comportamento e arrancamento de penas”, aponta Dra. Marta.

Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. Podemos encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano.