Porque o Linux é melhor para programar?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

1- É de código aberto. A maioria das distribuições é de código aberto, o que significa que ela é open source e que qualquer pessoa, empresa ou organização pode modificá-la e personalizá-la criando sua própria distribuição.

Enquanto o Windows exige tipicamente atualizações de hardware para acomodar suas demandas crescentes, o Linux é leve, magro, flexível e escalável, e funciona admiravelmente em praticamente qualquer computador, independentemente do processador e da arquitetura da máquina.

O Rust chegou ao kernel do Linux e tem ganhado cada vez mais espaço em grandes projetos de software livre. Vejamos alguns detalhes da história dessa linguagem de programação que há anos é apontada como a preferida pelos desenvolvedores.

A grande maioria é open source e o melhor de tudo é que você pode aprender aqui na 4Linux em 40 ou 80 horas. Atente-se para o crescimento de 4192% nos últimos 5 anos na procura por profissionais que conhecem Docker .

Essas distribuições foram e são criadas por usuários e empresas, que desenvolvem o Linux da melhor forma para as suas atividades. Por isso, esse é um sistema operacional indicado para praticamente todos os indivíduos, visto que com certeza você irá encontrar uma distribuição que atenda às suas necessidades.

O Linux nada mais é do que um sistema operacional, da mesma forma que o Windows e também o MacOS. Ele permite que você execute programas tanto de seu computador como de outros tipos de dispositivos. Um de seus maiores diferenciais em relação aos demais é o fato de que ele pode ser modificado e distribuído livremente.

O Linux talvez tenha a maior comunidade de desenvolvimento colaborativo do mundo. Por ser um sistema open source (código aberto), ele atrai uma série de profissionais que trabalham em conjunto ao redor do mundo, desenvolvendo novas soluções e buscando melhorar as já existentes.

Linux: vantagens e desvantagens
Se você gosta de personalizar e precisa de um ambiente que tenha características específicas, então pode aproveitá-lo bem. Sobre as desvantagens, podemos afirmar que ele não é a melhor opção para usuários domésticos, pois não tem uma boa gama de recursos e aplicativos.

Mas porque o Linux é gratuito? Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva.

Uma das principais diferenças entre o Linux e o Windows é o preço. O Linux é um sistema operacional de código aberto e é gratuito para uso pessoal e comercial. Por outro lado, o Windows é um sistema operacional proprietário e requer uma licença paga para uso comercial.

Malbolge

Embora não tenha uma competição oficial que defina qual é a linguagem mais difícil de todas, quase todos os programadores têm essa resposta na ponta da língua: Malbolge. Criada em 1998 por Ben Olmstead, ela foi desenvolvida justamente com o objetivo de ser complicada e não facilitar em nada a vida dos programadores.

C++, C#, JavaScript, e Java são linguagens de programação potentes e ideais para estes casos. Desenvolvimento de apps móveis. C++ e Java podem oferecer ótimo desempenho para os aplicativos móveis que você está construindo.

Java

A linguagem de programação mais solicitada de longe é o Java. No topo da maioria dos índices especializados na medição da popularidade, o Java se caracteriza por ser portável, ou seja, é possível compilar um programa em Java de maneira fácil para todo tipo de aparelho.

C

O Linux é feito em C, mas Linus Torvalds já fala em usar a linguagem Rust. A linguagem de programação Rust surgiu em 2010 com a proposta de ser segura e prática. São aspectos importantes.

Ativando a Console Java para Linux ou Solaris

  1. Abra uma janela de Terminal.
  2. Vá para o diretório de instalação do Java. ...
  3. Abra o Painel de Controle do Java. ...
  4. No Painel de Controle do Java, clique na guia Avançado.
  5. Selecione Mostrar console na seção Console Java.
  6. Clique no botão Aplicar.

A versão de Python que acompanha sua distribuição Linux deve estar neste local /usr/bin/python .