Porque o leão está no topo da cadeia alimentar?

Perguntado por: zparaiso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Por não possuir nenhum predador natural, o leão está no topo da cadeia alimentar e esse fato lhe dá o título de rei da selva”, afirma.

O leão é chamado derei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz, que dá medo, assim como sua juba real. Este animal impressionante tem uma grande capacidade para dominar o grupo e, além disso, é o maior predador da cadeia alimentar.

Na ordem hierárquica, as plantas são as produtoras, os animais são os consumidores e os fungos e bactérias são os decompositores.

exemplo de cadeia alimentar com 5 níveis tróficos + decompositores: Gramínea (primário), gafanhoto (secundário), sapo (terciário), cobra (quaternário), águia, falcão e grandes pássaros (quinário), animais e organismos carniceiros (decompositores).

Felidae

O leão é um mamífero pertencente à ordem Carnivora e família Felidae, sendo conhecido como “rei das selvas”.

Hienas, abutres, outros leões, chacais.

Quando pegam sua presa, atacam principalmente o pescoço do animal, sufocando-o. Possuem mandíbulas fortes e dentes caninos com cerca de 6 cm. O macho e a fêmea podem ser diferenciados facilmente pela presença da juba nos machos. Além disso, os leões machos apresentam-se maiores e mais pesados que as fêmeas.

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

Nem leões, nem tubarões, nem o próprio ser humano e seus canhões: o maior predador da espécie humana é o mosquito. Isto é verdade atualmente: em 2018, foram 830 mil vítimas, contra 580 mil pessoas mortas por outras pessoas.

A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino das Américas e o mais forte do mundo. Sua mandíbula pode abater grandes presas, como crocodilos e jacarés.

Na verdade, a carne das hienas não é muito nutritiva; então, se um leão matar uma delas, ele não ganha muito comendo-a, visto que a carne de hiena não tem muito a oferecer.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

A planta ocupa o primeiro nível trófico, o dos produtores (autotróficos). Na sequência, podemos observar um rato, que se alimenta da planta, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário (herbívoro).

Produtores. Este é o primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Os produtores são aqueles que produzem o seu próprio alimento (autótrofos), seja através da fotossíntese ou quimiossíntese.

Resposta: Pela lógica um animal não pode começar a cadeia alimentar, já que ele precisa de se alimentar de alguma coisa, e não produz seu próprio alimento, as plantas, por exemplo, não precisam se alimentar de outro integrante da cadeia alimentar, e normalmente iniciam o ciclo.

No último nível trófico, temos os decompositores (fungos e bactérias). Eles são organismos que se alimentam de matéria morta e excrementos, convertendo-as em substâncias minerais, para que seja reutilizada pelos seres autotróficos, fechando assim o ciclo.

A importância da cadeia alimentar está em mostrar justamente o fluxo unidirecional de energia e nutrientes, enquanto a teia aponta o funcionamento do ecossistema como um todo — em que um mesmo organismo pode se alimentar de formas totalmente diferentes, ocupando níveis tróficos e compondo cadeias totalmente ...

a) Que elemento pertence a mais de um nível trófico na teia apresentada? Resposta correta: Gavião.

O motivo? Bom, eles consideram a humanidade uma ameaça, apesar de nosso tamanho desproporcional. O fato é que leões não se importam muito com humanos, mesmo em safáris, e já se acostumaram como a presença deles, seja de carro ou à pé.

O nome colectivo de leão é alcatéia, segundo o Dicionário Houaiss (versão Português do Brasil). Ora alcateia (grafia do Português europeu), por extensão de sentido, é uma «manada de quaisquer outros animais ferozes» segundo o mesmo dicionário.