Porque o Jeep chama Jeep?

Perguntado por: rcastro9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A palavra Jeep seria formada pelas iniciais das palavras Just Enough Essential Parts, algo como “apenas peças essenciais”. Isso porque o veículo militar era produzido por diferentes empresas: todas fabricavam o mesmo projeto e intercambiavam peças.

Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o motor que está no Jeep Renegade, é o mesmo que equipava antigos modelos da Fiat, como Bravo e Linea.

9) O maior símbolo da marca Jeep, sua grade frontal com sete aberturas verticais, surgiu em 1945 com o CJ-2A, o primeiro modelo civil. O modelo militar MB tinha nove fendas frontais. O motivo da mudança foi o tamanho dos faróis, que ficaram maiores e, para isso, foi preciso diminuir a grade dos carros.

Dona da Fiat e Jeep, Stellantis aposta em ser ainda maior na América do Sul. (Bloomberg) — A Fiat Chrysler passou de uma posição dominante para ser ainda maior em alguns dos mercados automotivos mais imprevisíveis do mundo após a fusão deste ano com o Groupe PSA.

A palavra Jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou “uso geral”, embora essa não seja a origem da marca Jeep.

"Renegado", ou aquele que quebra tradições. Este foi o nome adotado ao primeiro veículo produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. O utilitário esportivo compacto remete a uma versão do clássico CJ e que, nos anos 1990, batizou também um pacote de opcionais do Wrangler.

Jeep Renegade
O nome significa "aquele que quebra tradições", o que realmente fez o modelo ao chegar por aqui. Inclusive, foi o primeiro veículo fabricado pela marca no Polo Automotivo Stellantis em Goiana, em Pernambuco.

Jeep Compass
Próximo aos limpadores do para-brisa existe um relevo de uma pequena e simpática lagartixa. Segundo a Jeep, o pequeno réptil está ali pois ele tem boa aderência sob qualquer superfície e é resiliente a várias condições de clima – tal qual é a proposta do Compass.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

De acordo com dados oficiais, o carro pode rodar 11,0 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) na cidade . Enquanto isso, em trechos de estrada, o SUV pode fazer 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol).

Adotado pelo SUV desde 2006, o termo Compass em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. Segundo a Jeep, o conceito por trás do nome é passar a ideia de que o proprietário pode ir facilmente aos lugares que deseja.

O botão do sistema “start-stop” é sempre uma letra A (maiúscula) circulada por uma seta.

No entanto, sua importância histórica é significativa e ele acabou dando origem à família CJ (abreviação de civilian jeep – Jeep civil) que seguiu até a década de 1980 e cuja tradição continua viva até hoje no Wrangler e na picape Gladiator.

Em 2014, a italiana concluiu o processo de compra do Grupo Chrysler e se tornou um gigante automotivo por meio da FCA. Fiat Freemont: mesmo carro!

O jipão começou a ser produzido em 2016 no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, mesmo lugar em que é produzido Renegade, Commander e Fiat Toro. Em 2022 até outubro já foram comercializados 51.070 unidades do SUV da Jeep.

FCA - Fiat Chrysler Automóveis
Na prática, a Fiat comprou o Grupo Chrysler depois de se reerguer na Europa, muito graças ao fim de um acordo com a General Motors. Assim, se formou uma empresa com 10 marcas: Fiat, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep, Ram, SRT e Dodge…

Toyota Motor Corporation

O grupo Toyota (Toyota Motor Corporation) recentemente divulgou seu balanço anual, reafirmando sua posição de liderança no mercado automotivo mundial.

Engenhoca estranha para a época, o veículo foi criado pelo engenheiro de origem alemã Karl Propst. O projeto estava pronto em cinco dias e o protótipo levou apenas 49 para ser fabricado. O primeiro Jeep foi apresentado em Butler, no estado norte-americano da Pensilvânia.

MODELOS

  • RENEGADE.
  • COMPASS HÍBRIDO 4XE.
  • COMMANDER.
  • WRANGLER.
  • GLADIATOR.
  • GRAND CHEROKEE.