Porque o isqueiro é dividido no meio?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Uma barra no meio do recipiente de plástico também serve para aumentar a resistência.

As 'pedras' de isqueiro possuem uma liga metálica específica, contendo um material chamado mischmetal que é misturado com uma certa quantidade de ferro, o que permite a formação uma grande quantidade de faíscas quando atritada. Perceba como boa parte dos constituintes são do início do grupo dos lantanóides.

Hoje em dia, quase todos modelo de isqueiro utiliza butano, seja liquido ou em forma de gás pressurizado.

A origem da palavra "isqueiro"
A palavra isqueiro originariamente significa sacola para levar iscas. O nome passou às caixinhas de chifre, usadas no Nordeste brasileiro, para guardar mechas de algodão que se inflamavam com faíscas produzidas pela pancada de certas pedras.

A forma correta de escrita da palavra é isqueiro, com i. A palavra esqueiro existe no português falado em Portugal, mas tem um uso muito reduzido. Não é utilizada no Brasil.

Já o termo BIC é uma sigla para Bank International Code (ou “Código Internacional Bancário”, em tradução direta). A finalidade dos códigos SWIFT ou BIC é identificar uma instituição bancária por meio de um código universal único, que pode ter entre 8 e 11 caracteres.

Os isqueiros não são recicláveis e devem ser descartados no lixo comum.

Um Isqueiro BIC pode acender cerca de três mil vezes.

Os isqueiros Zippo são colecionáveis e, ao contrário dos demais, são recarregados com fluído líquido para isqueiros. São retangulares e têm uma tampa dotada de uma dobradiça que o faz abrir e fechar.

Flint

O Flint é feito de ferrocério, um metal que tem que ser substituído se o isqueiro é usado regularmente. Esta pedra é projetada para prolongar o tempo de substituição.

Isqueiros. Podem desde que sejam de fluído ou gás líquido e não tenham mais de 8cm de comprimento. Um ponto importante é que eles devem ser levados junto ao corpo do passageiro, e não na bagagem. E só pode um isqueiro por passageiro.

Fósforos, Isqueiros, Inflamáveis e Explosivos — Agência Nacional de Aviação Civil ANAC. Item totalmente proibido.

5 – Produtos inflamáveis
Isqueiro comum com gás ou fluido também é permitido, mas apenas um por pessoa, com no máximo 8 cm, e ele deve ser transportado junto ao corpo (no bolso). Esses itens não podem ser sequer despachados.

E o Feminino de Isqueiro é Isqueira.

História. Os primeiros isqueiros foram pistolas de pederneira convertidas que usavam pólvora.

A inspiração para a criação do isqueiro foram as espingardas usadas no século XIX, que possuíam um sistema de fricção, além de mecha embebida em combustível. Este é um sistema utilizado até hoje pela famosa marca de isqueiros, Zippo.

lighter {subst.}

lâmpada de Döbereiner

Em 1823, há quase dois séculos, o químico alemão Johann Döbereiner inventava um dos primeiros isqueiros, que ficou conhecido como a lâmpada de Döbereiner. Havia um gás no interior, uma reação química, um catalisador de metal de platina, e tudo resultava numa grande quantidade de calor e luz.

Johann Wolfgang Dobereiner

Mas foi apenas no ano de 1823 – repare que é antes da invenção do fósforo – que o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner levou os créditos por ter inventado o primeiro isqueiro, que ficou conhecido como “lâmpada de Dobereiner”.