Porque o INSS nega aposentadoria por tempo de contribuição?

Perguntado por: emoreiras . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Por incrível que pareça, este é um fator comum de ocorrer. Pode acontecer de a empresa que você trabalhou não ter contribuído para o INSS corretamente, mesmo tendo sua carteira assinada. Desta forma, seus períodos de contribuições poderão em alguns casos não ser contabilizados pelo INSS, e seu pedido será negado.

Caso a empresa que você foi funcionário não tenha realizado as devidas contribuições ao INSS, o seu tempo de contribuição não será registrado e seu pedido de aposentadoria será negado. Nesse caso, você precisa apenas comprovar que trabalhou na empresa (através de contracheques e carteira de trabalho).

Mesmo fazendo tudo certo, o INSS muitas vezes nega o pedido de aposentadoria. Você até pode se preparar, juntando toda a documentação e fazendo o seu pedido no INSS confiante que nada pode dar errado.

Recorrer no próprio INSS é um dos caminhos para quem está com o pedido do auxílio-doença negado. Nessa possibilidade, o segurado que teve o benefício indeferido entrará com um recurso administrativo, diretamente na via administrativa do próprio INSS.

O principal motivo de recusa do INSS é o segurado deixar de entregar documentos que comprovam o direito ao benefício, aponta João Badari, advogado especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados.

Indeferimento total
Em geral, isso é comum em casos de não cumprimento integral dos requisitos de aposentadoria, dos dependentes da pensão por morte, da falta de incapacidade para o trabalho que caracteriza o auxílio-doença ou da possibilidade de trabalho, que anula a aposentadoria por invalidez e assim por diante.

De forma simples, o indeferimento significa que o requerimento do seu benefício foi analisado pelo INSS, mas foi negado. Isto é, se você solicitou uma aposentadoria, por exemplo, e apareceu que o seu requerimento foi indeferido, a sua aposentadoria não será paga.

18 meses

Em média, o processo na Justiça contra o INSS dura 18 meses. Porém, é preciso analisar com seu advogado o período aproximado que duram os processos judiciais na sua região ou Estado. Mesmo assim, existem processos que são mais complexos, precisam de perícias e outras questões que podem atrasar o andamento.

A Nova Previdência foi aprovada em segundo turno pelo Senado. Agora, ela segue para promulgação pelo Congresso Nacional.

Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

1. Trabalhos perigosos ou que fazem mal a saúde contam mais para se aposentar. Quem tem contato com alguns elementos que são perigosos (periculosidade) ou que fazem mal a saúde (insalubridade) tem direito a um tempo adicional na aposentadoria ou a se aposentar sem o fator previdenciário.

A incapacidade laborativa por tempo indeterminado é a incapacidade em que o médico não consegue estimar um prazo para recuperação. Neste caso, o benefício por incapacidade é devido enquanto durar a incapacidade, o que pode ser muitos meses ou anos.

Prazos - Os benefícios concedidos por meio da análise de atestado não poderão ter duração superior a 90 dias, ainda que de forma não consecutiva. Um requerimento para novo benefício por meio da análise de atestado somente será possível após 30 dias da última análise realizada.

Como fazer um recurso do auxilio doença indeferido?

  1. acessar o site do Meu INSS;
  2. fazer o login;
  3. clicar na opção Requerimentos;
  4. depois em Novo Requerimento;
  5. selecione Recurso de Benefício por Incapacidade;
  6. preencha o formulário online.

Notícias » INSS ENVIA CARTA PARA REQUERER APOSENTADORIA
A correspondência avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário. O lote liberado pelo INSS contém 2.275 cartas-aviso, sendo que 1.309 foram enviadas somente para mulheres.

Segundo reportagem do Extra, além da cobrança judicial do débito, há outras consequências para quem é inscrito na Dívida Ativa. Uma possibilidade é a de deixar de ser segurado do INSS, perdendo acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença.

Pois bem, a resposta é bem simples: é possível ingressar como um novo pedido de aposentadoria através da via administrativa, pois não há nenhum impedimento.

Você deve ir até o Meu INSS para saber o resultado da sua aposentadoria.

18 meses

O INSS leva bastante tempo para analisar os pedidos de benefícios, mas quando é preciso entrar com processo judicial, quanto tempo demora? Veja agora mais detalhes! Em média, o processo na Justiça contra o INSS dura 18 meses.

O que significa benefício em análise? Benefício em análise é a indicação de que o seu pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).