Porque o INSS demora tanto para fazer análise?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

É possível reclamar na Ouvidoria do INSS pelo telefone 135, site do Ministério da Economia, de modo presencial ou por correspondência. Veja o passo a passo: TELEFONE: ligue para o número 135 e aperte a tecla 4 ou a tecla * (estrela) para denúncia anônima.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Fila reúne mais de 7 milhões de processos.
Ao todo, cerca de 1,4 milhão de pedidos estão em análise, e a maior parte deles — 809 mil — espera há mais de 45 dias por uma atualização.

Popularmente, convencionou-se chamar de fila nacional do INSS o grupo de pessoas que aguardam uma resposta da Previdência Social para receber algum benefício previdenciário.

O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

é uma sentença negativa para o INSS nesse caso dentro do processo Porque o juiz está vendo que o INSS não tem interesse algum de se manifestar ou avaliar realmente a situação de segurado no caso de uma incapacidade então perde quem não se manifestou.

Pontos importantes sobre a perícia do INSS
O empregado pode, sim, retornar ao trabalho antes da perícia inicial, mas isso não é uma obrigatoriedade.

Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento. Essa informação você irá encontrar verificando o andamento da sua solicitação no portal do Meu INSS.

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

Ao receber a carta de benefício concedido, é preciso verificar no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois de verificar, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

R$ 7.087,22

Ou seja, o maior valor de benefício pago pelo INSS é de R$ 7.087,22. Assim, a renda mensal inicial para o caso deste médico será o valor do salário de benefício encontrado na primeira etapa, por ser menor que a segunda média encontrada.

O pagamento de benefícios do INSS acontece nos primeiros e últimos cinco dias úteis de cada mês. A data em que você recebe depende do valor e do penúltimo número do seu NB (Número do Benefício), aquele que vem antes do dígito.

setembro: de 25 de setembro a 6 de outubro; outubro: de 25 de outubro a 8 de novembro; novembro: de 24 de novembro a 7 de dezembro; dezembro: de 21 de dezembro a 8 de janeiro de 2024.

Isso significa que o processo os processos que eles fazem isso através de lote né os processos estão sendo transferido para a central automática de análise e Distribuição.

Quando um prazo se dá por decorrido, significa que ele chegou ao fim, que o período para que ambas as partes se manifestassem no processo, terminou. E assim o benefício é cessado, porque ele já possuía prazo estipulado anteriormente.

Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

Quando a documentação é solicitada através do aplicativo Meu INSS, a carta de concessão do benefício é emitida na hora, e você pode acessar os seus dados.

Nestes casos, você deverá entrar no site do Tribunal de Justiça do seu estado e fazer o mesmo procedimento de consulta processual pelo seu nome ou número de processo. Para consultar essa informação, é só procurar a opção de “Acompanhamento Processual” e clicar no respectivo local.