Porque o ibuprofeno diminui a menstruação?

Perguntado por: dmartins3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que beber água com sal ou vinagre, tomar ibuprofeno ou pílula do dia seguinte funcionam para suspender a menstruação. Se sim, então estamos aqui para te dizer que tudo isso é mito! Além disso, tomar medicamentos sem prescrição médica pode causar inúmeros danos à sua saúde.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Advil Mulher Ibuprofeno 400mg, Analgésico Para Cólicas Menstruais 10 Cápsulas.

Esse método não vai acabar com a menstruação por completo, mas pode reduzir o fluxo. Basta diluir o vinagre de maçã em um copo de água, misturar bem e beber esta mistura 2 ou 3 vezes ao dia. Este é um dos métodos mais famosos para interromper a menstruação.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Ibuprofeno 600 mg serve para cólica menstrual? Sim, esse medicamento pode aliviar as cólicas do período menstrual.

Constipação (prisão de ventre), diarreia, dispepsia (indigestão), edema (inchaço), flatulência (gases), hiper secreção gástrica (aumento da quantidade de suco estomacal), dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, prurido (coceira) de pele, zumbido e vômitos.

Embora possam parecer alarmantes, pequenos coágulos menstruais são normais e geralmente acontecem no período de fluxo menstrual mais intenso. Eles geralmente surgem quando os anticoagulantes não têm tempo suficiente para agir sobre esses pedacinhos de sangue com o objetivo de tornarem o sangue mais líquido.

Se você está se sentindo incomodada com seu fluxo, marque uma consulta com seu médico. Por meio de exames ele vai poder te explicar direitinho as causas do seu fluxo menstrual intenso e indicar o tratamento mais recomendado para o seu caso.

Conhecida cientificamente como hipomenorreia, a menstruação em pouca quantidade pode ter diversas causas, desde aquelas que não apresentam riscos à sua saúde até aquelas que devem ser avaliadas por um médico. Independentemente da causa, o fato é que a menstruação em pouca quantidade pode gerar dúvidas.

Os principais sintomas de hemorragia menstrual são:

  1. Fluxo menstrual que dura mais que oito dias.
  2. Fluxo muito intenso do primeiro ao último dia do ciclo.
  3. Dor na região íntima;
  4. Cólica intensa;

Entre as causas possíveis estão alterações hormonais, infecções pélvicas ou a presença de miomas, pólipos e tumores no útero. O tratamento para a hemorragia menstrual varia de acordo com a causa e o médico ginecologista poderá identificar a origem do sangramento abundante e realizar o diagnóstico correto.

Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Ibuprofeno exerce atividades contra a dor e contra a febre. O início de ação ocorre cerca de 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas. O pico da concentração no sangue é alcançado em 1-2 horas após administração oral.

Os anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo, podem ser eficazes no alívio da dor causada pelos miomas, no entanto, estes remédios não têm a capacidade de reduzir o sangramento.

Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Segundo o ginecologista, mulheres que tenham tido um diagnóstico prévio de transtornos do humor e depressão podem apresentar piora nos sintomas nesse período. A mudança nos níveis dos hormônios faz também com que a menstruação apareça de maneira irregular e mais intensa devido a aproximação da menopausa.

1É difícil parar a menstruação já no primeiro dia, mas é possível usar regulador menstrual, feijão verde, vinagre ou remédios fitoterápicos para fazer parar temporariamente.

Uma já falamos: ela só pode ser consumida sob prescrição médica. Mas não para por aí. Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Grande parte dos remédios para cólica menstrual são compostos por propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, como o Ibuprofeno. Esse princípio ativo, entre outros, age inibindo temporariamente as enzimas que ativam a produção das prostaglandinas, o que elimina as dores das cólicas menstruais1,2.